Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

21/06/2022 - 13:55 - Atualizado em 27/06/2022 - 10:48
UFU e Receita Federal ampliam parceria em projeto de apoio a pequenos produtores
Cerimônia de acordo de cooperação do NAF-Comex foi realizada na manhã desta terça-feira, 21 de junho, no Campus Santa Mônica
Por: 
Eliane Moreira

Fotos: Milton Santos

É nesta sala (foto acima) que os estudantes que fazem parte da Assessoria Consultoria Planejamento Econômico (ACPE), empresa júnior do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), vão prestar consultoria fiscal e contábil a pequenos produtores de Uberlândia e região, com vistas ao mercado internacional.

O trabalho faz parte da ampliação de um projeto desenvolvido em parceria com a Receita Federal, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que agora também tem como foco transações comerciais com o exterior.

De acordo com Germano Mendes, professor da UFU e tutor do NAF-Comex, a proposta deste núcleo é poder auxiliar os microempreendedores a exportarem e importarem produtos, além de auxiliá-los em outras demandas do comércio exterior. Os estudantes que fazem parte da empresa júnior e que vão integrar o núcleo são dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais. Todos passaram por capacitação na Receita Federal, no Sebrae e nos Correios.

A inauguração do NAF-Comex aconteceu na manhã desta terça-feira (21/06), no auditório 5S, do Campus Santa Mônica. Presentes na cerimônia, representantes da Receita, pró-reitores e o reitor da UFU, Valder Steffen Jr. Ele lembrou as parcerias com a Receita Federal, as quais denominou de "virtuosas": “Por meio destas parcerias, temos feito assistência social, desenvolvido tecnologia, tanto na área de engenharia, como na área de ciências agrárias. Estamos, agora, inaugurando o NAF-Comex, que está hospedado no Instituto de Economia e Relações Internacionais, oferecendo atendimento [...] numa área que tem um grande potencial no que diz respeito ao comércio exterior. Portanto, entendo que Receita e UFU é uma caminhada de sucesso!”.

O reitor chamou, ainda, a atenção para a queda de recursos para as universidades. “Não poderia terminar esta minha fala sem mencionar que as universidades federais têm sofrido nos últimos anos muitas dificuldades orçamentárias. Inclusive, recentemente, tivemos um bloqueio orçamentário que, no caso da Universidade Federal de Uberlândia, representa um valor muito significativo dentro da parte discricionária do nosso orçamento, ou seja, aquela sobre a qual nós temos gestão [...] e estamos com um bloqueio de quase R$ 9 milhões. Se isso não for resolvido até o final do ano, pode comprometer muitas das nossas atividades”, alertou Steffen Junior.

Já o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Silveira, frisou que “tanto a UFU quanto a Receita Federal são duas instituições que têm o mesmo objetivo, que é promover a qualidade de vida das pessoas; querem fazer uma destinação correta do orçamento que vem dos impostos e querem devolver esse orçamento às ações, às políticas sociais, saúde, educação”.

O Coral da UFU - criado em 1977 e que neste ano está completando 45 anos de existência - participou do evento, com a apresentação de quatro peças da Música Popular Brasileira.

A Receita Federal tem firmado parcerias com diversas Instituições de Ensino Superior, já somando sete núcleos espalhados pelo país. Em Minas Gerais, a UFU é a terceira instituição a aderir ao projeto. Para o auditor da Receita Federal, Eduardo Costa, este serviço contribui também com a exportação de produtos e importação de matéria-prima de microempresários como produtores rurais, apicultores, artesãos e escritores.

Mais informações sobre o NAF-Comex podem ser obtidas via Instagram ou pelo WhatsApp (34) 99882-2019.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal