Receita Federal doa equipamentos à Diretoria de Comunicação Social da UFU

Materiais recebidos vão auxiliar no trabalho de comunicação e informação feito pelo setor

Publicado em 19/08/2024 às 17:33 - Atualizado em 26/08/2024 às 08:52

Dirco recebeu itens como microfones, fones de ouvido, cartões de memória, smartphones, caixas acústicas, tablet e câmera. (Foto: arquivo pessoal)

A Diretoria de Comunicação Social (Dirco) é um órgão que tem por missão fazer a divulgação do conhecimento produzido nas áreas de pesquisa, extensão e ensino da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para ajudar no cumprimento destes objetivos e, consequentemente, melhorar a transmissão das informações da instituição à sociedade, a Receita Federal (RF) acaba de realizar a doação de alguns equipamentos de trabalho para o setor.

Entre os equipamentos repassados à Dirco, estão microfones, fones de ouvido, cartões de memória, smartphones, caixas acústicas, um tablet e uma câmera. Os itens serão utilizados para cobertura de eventos, gravação de podcasts e entrevistas, registros fotográficos e produção de vídeos para os canais de comunicação oficiais da universidade nas mídias sociais, além de facilitar os processos de comunicação realizados pela diretoria. “Num contexto de déficit orçamentário, o apoio da Receita Federal é extremamente relevante para que possamos desenvolver nossas atividades, conforme nossa Política de Comunicação”, ressalta a jornalista Renata Neiva, atual diretora de Comunicação Social da UFU. Ela exemplifica a produção recente de um vídeo institucional sobre o novo bloco do Hospital de Clínicas - confira, abaixo: "Foi um trabalho totalmente criado, roteirizado, filmado, apresentado e editado por um grupo de jornalistas e designers da nossa equipe, com uso de celulares, tablets e computadores. O resultado ficou excelente e tem sido elogiado por muitas pessoas que conversam conosco."

Coordenadora da Divisão Administrativa, Fabiana Nogueira informa que a Dirco conta hoje com 19 servidores efetivos, 12 profissionais terceirizados e 12 estagiários de graduação. Segundo ela, a Dirco recebe as doações em um momento muito importante, ajudando a superar as dificuldades enfrentadas pelo déficit orçamentário que afeta toda a instituição. "Esses itens serão muito úteis para os funcionários da Dirco no atendimento das demandas diárias. Além de aprimorar a qualidade das produções audiovisuais, eles contribuem para a eficiência e a produtividade da nossa equipe", ressalta.

Colaboração

A parceria entre a UFU e a Receita é de longa data e já promoveu outras ações divulgadas aqui no Comunica UFU: o ressignificado de produtos apreendidos e a consultoria fiscal e contábil a pequenos produtores de Uberlândia e região, com vistas ao mercado internacional.

Questionado sobre a importância das iniciativas, o reitor Valder Steffen Junior comenta que a parceria desenvolvida nos últimos anos entre a Universidade Federal de Uberlândia e a RF é muito relevante. “Nós ficamos muito felizes com este repasse de equipamentos à Dirco e agradecemos profundamente ao delegado da Receita Federal, Dr. Luiz Cláudio Martins Henriques, esperando que possamos desenvolver ainda muitos projetos juntos e, certamente, em benefício da sociedade”, pontua.

Por sua vez, o delegado explica que, na medida do possível, o órgão procura direcionar à universidade mercadorias apreendidas que possam suprir necessidades dela. Foi exatamente este o caso dos itens recebidos pela Diretoria de Comunicação Social. “São mercadorias que foram apreendidas e estão próprias para uso. Neste caso, a gente entendeu que elas poderiam ser destinadas para a UFU [que havia feito o pedido deste tipo de equipamento]. É uma parceria que nós temos com a UFU e pretendemos manter e, até mesmo, ampliar; é uma colaboração que tem sido muito proveitosa para as duas instituições”, avalia Henriques.

Palavras-chave: Parceria Receita Federal Diretoria de Comunicação Social Dirco UFU