Videocast

'UFUCast' 53 debate a Educação a Distância

Conversa semanal tratou das especificidades e oportunidades da modalidade de ensino

Publicado em 31/03/2023 às 18:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

Durante a transmissão do UFUCast realizada no último dia 23 de março, os jornalistas Larissa Oliveira e Matheus Minuncio conversaram com dois representantes do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia (CEaD/UFU), Vinicius Silva Pereira (diretor) e Otaviano Ferreira Guimarães (técnico administrativo). Os assuntos da vez foram a história da educação a distância na UFU, os cursos ofertados nesta modalidade pela instituição e um pouco sobre os processos de ingresso e condução das disciplinas.

Fazer uma graduação e/ou especialização é o sonho de muita gente, mas, por vezes, elas não pode ser realizadas por diferentes condições, seja falta de recursos financeiros para pagar deslocamentos até a universidade, escassez de tempo devido à rotina de trabalho, ou até mesmo não haver presença de alguma universidade ou aquele curso desejado na sua cidade.

Partindo dessa demanda represada, a Universidade Federal de Uberlândia oferece alguns cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Entre cursos de graduação, especialização, extensão e aperfeiçoamento, são 19 formações disponíveis para os interessados. Só na modalidade de graduação, são cinco cursos ofertados até o momento: Administração Pública, Pedagogia, Letras-Inglês, Letras-Espanhol e Matemática.

História do EaD na UFU

A origem dessa modalidade na Universidade Federal de Uberlândia é datada do ano de 2006, por meio de uma parceria da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen), a universidade e o Banco do Brasil, para ofertar o curso de Administração para os funcionários da instituição financeira. A partir da segunda turma, metade das vagas do curso foram destinadas para o público geral.

No ano seguinte, por meio da Resolução Nº 6/2007, do Conselho Universitário, criou-se o Núcleo de Educação à Distância da Universidade Federal de Uberlândia (NEaD/UFU), que mais tarde se tornaria o Centro de Educação à Distância (CEaD/UFU). Já em 2008, a UFU recebeu credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos superiores na modalidade à distância - confira a linha do tempo do CEaD.

Vinicius Pereira destaca que a intenção é seguir oferecendo mais cursos na modalidade. “A partir de 2024, serão abertas novas turmas para graduação. Todos esses cursos têm duração de quatro anos e oferecem por volta de 450 vagas no total”, acrescenta.

Atualmente, a universidade conta com 26 polos de apoio presencial, espalhados pelos estados de Minas Gerais e São Paulo. Nas instalações há laboratórios de informática, rede Wi-Fi e profissionais para atender aqueles que não têm como fazer as aulas em casa.

EaD x Presencial na UFU: quais as diferenças?

Com relação à qualidade de ensino, não há diferença. Os professores que dão aula no EaD são os mesmos dos cursos presenciais, mas qualificados para também ministrar aulas na modalidade a distância. Além disso, os docentes habilitados para trabalhar com esse tipo de ensino na UFU não podem ministrar aulas EaD em outras instituições ao mesmo tempo que trabalham na universidade. Outro fator importante é que os diplomas tanto do presencial quanto do EaD são os mesmos, evidenciando o caráter de qualidade de ambas as modalidades.

Para Otaviano Guimarãe, um dos primeiros técnicos do CEaD, a Educação a Distância se distingue por alguns aspectos importantes. “O EaD leva a possibilidade da pessoa se graduar e ter uma ascensão profissional, mudando a vida dessa pessoa. Também, em muitos locais, onde não há instituições de ensino superior, essa modalidade oferece essa oportunidade”, explica. O técnico salienta, ainda, que a flexibilidade da modalidade tem levado cada vez mais jovens a optar por ela, considerando as rotinas de trabalho truncadas, falta de recurso econômico para se deslocar para os campi e até mesmo a economia de tempo desse deslocamento.

Como ingressar no EaD da UFU?

Os editais de processo seletivo especial para os cursos de graduação são publicados a cada dois anos, com a abertura de novas turmas. Portanto, é possível acompanhar pelo portal da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps/UFU) os processos seletivos abertos, ou seguir os canais de divulgação do próprio CEaD para mais detalhes quanto à documentação e às formas de ingresso.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.