GÊNERO

Doutoranda trans publica artigos-poemas em um dos maiores periódicos de Contabilidade

Textos de estudante da UFU revelam luta por inclusão no espaço acadêmico

Publicado em 15/07/2022 às 18:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Accounting, Auditing & Accountability Journal é um dos principais periódicos de contabilidade do mundo. (Imagem: Reprodução)

A doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/UFU), Juh Círico, obteve a aprovação de dois artigos-poemas para a publicação em um dos maiores journals de contabilidade do mundo, o Accounting, Auditing & Accountability Journal (AAAJ).

O AAAJ está avaliado com nota máxima no sistema brasileiro de avaliação de periódicos (Qualis A1) e possui alto fator de impacto científico. Os artigos-poemas, intitulados “Contavidade” e “Believe, Resist and Conquer”, serão publicados no volume 36.1 na sessão do periódico sobre vozes silenciadas na contabilidade. Artigos-poemas tratam-se de poemas publicados em um periódico que em grande parte publica artigos científicos.

O primeiro artigo-poema intitulado "Contavidade" é um termo criado por Círico para expressar que a contabilidade, para além dos números, relatórios e análises, há vidas, pessoas, suas diversas histórias, trajetórias e sonhos.

O segundo artigo-poema intitulado "Believe, Resist and Conquer", como nos conta a autora, refere-se à luta e a resistência de uma pessoa trans em uma área tão conservadora. “Precisamos avançar, há demandas por ações em prol da inclusão da nossa população nos espaços acadêmicos", declara.

Círico, que está no primeiro ano do doutorado, afirma que é a primeira mulher trans doutoranda em Ciências Contábeis no país. Além dos artigos-poemas, ela também publicou no primeiro semestre o “Guia da Diversidade LGBTQIAPN+ para profissionais da contabilidade”. De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) apenas 0,02% da nossa população Trans e Travesti estão nas universidades, no país.

Juh Círico quer inspirar outras trans a ocuparem os espaços acadêmicos. (Foto: Arquivo pessoal)

Além disso, a doutoranda afirma que a publicação no AAAJ é uma grande conquista pessoal e para a comunidade. “Teremos uma trans doutoranda em Ciências Contábeis, brasileira, que tenta unir a arte com a contabilidade, sendo lida em um dos maiores journals de Contabilidade do mundo, com altíssimo fator de impacto”, ressalta a pesquisadora.

Círico afirma que ocupar o espaço em uma área tão conservadora que é a das Ciências Contábeis é imprescindível e que seu próximo passo é o de ocupar espaço na docência universitária. “Meu objetivo é abrir portas para que outras pessoas trans possam entrar e estarem inseridas desde a graduação até o doutorado em Ciências Contábeis. Trans pode tudo!”, complementa.

Palavras-chave: gênero trans PPGCC UFU contabilidade Ciências Contábeis