Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

07/07/2022 - 16:44 - Atualizado em 08/07/2022 - 11:34
Instituto de História realiza ciclo de palestras ‘Brasil 200 anos: projetos de Independência’
Evento’ começa no dia 12/7 com participação do historiador Jurandir Malerba
Por: 
Marco Cavalcanti

 

Neste segundo semestre, o Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU) realiza, em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU, o ciclo de palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”. O evento também conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação (PROPP/UFU).

A conferência de abertura será no próximo dia 12/7. Jurandir Malerba, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH/UFRGS), vai abordar o tema “A pretexto das efemérides: duas experiências de escrita histórica em torno da Independência”.

Malerba tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e teoria da história. O professor publicou diversos livros, entre eles, “A independência brasileira: novas dimensões”(2006), “A História na América Latina: ensaio de crítica historiográfica”(2009) e “História e narrativa: A ciência e a arte da escrita histórica”(2016).

Em sua conferência, o autor vai apresentar a estrutura narrativa de duas de suas obras voltadas para o público leigo: “Brasil em projetos” e o “Almanaque do Brasil nos tempos da Independência”. Conforme explica Malerba, nelas,“o diálogo entre os processos passados e os desafios presentes é a tônica”.

“Nas últimas duas décadas, a pesquisa de ponta sobre o tema da Independência avançou muito, incluindo novos temas, perspectivas e exploração de acervos insondados. Mas ao grande público muito pouco do vigor da pesquisa científica acaba chegando, de modo a imperar visões e versões do tema que ecoam a historiografia mais reacionária do século XIX”, afirma o historiador.

A mediação da conferência de abertura ficará por conta de Alexandre de Sá Avelar, docente no INHIS/UFU. O evento terá formato híbrido, sendo realizado presencialmente no auditório do Bloco 5S (campus Santa Mônica), às 19h.  Para acessar o formulário de inscrição clique aqui.

As palestras do “Brasil 200 anos: projetos de Independência” serão realizadas entre julho e dezembro de 2022, com mesas temáticas que terão a participação de professores convidados de diversas instituições e áreas de conhecimento.

“É um projeto que se propõe a um conjunto de reflexões com o objetivo de problematizar os significados destes duzentos anos de constituição do nosso Estado Nacional e colocar em foco os diferentes sujeitos e projetos de país e suas (não) independências, resume Maria Andréa Angelotti Carmo, coordenadora do evento e diretora do Inhis.

Nas palestras, serão abordadas as (não)independências da Educação (e na Educação), nas constituições, nas mídias, nas questões étnico-raciais, de gênero e para os povos indígenas, nas ciências, na economia e nas relacionadas a recursos naturais.

As palestras seguintes à da abertura serão realizadas nos dias 26 de agosto, 12 de setembro, 6 e 18 de outubro, 9 e 23 de novembro e 12 de dezembro. Também está previsto, para maio de 2023, o lançamento de um livro sobre o ciclo de palestras.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal