Publicado em 07/07/2022 às 16:44 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39
Neste segundo semestre, o Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU) realiza, em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU, o ciclo de palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”. O evento também conta com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação (PROPP/UFU).
A conferência de abertura será no próximo dia 12/7. Jurandir Malerba, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFCH/UFRGS), vai abordar o tema “A pretexto das efemérides: duas experiências de escrita histórica em torno da Independência”.
Malerba tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e teoria da história. O professor publicou diversos livros, entre eles, “A independência brasileira: novas dimensões”(2006), “A História na América Latina: ensaio de crítica historiográfica”(2009) e “História e narrativa: A ciência e a arte da escrita histórica”(2016).
Em sua conferência, o autor vai apresentar a estrutura narrativa de duas de suas obras voltadas para o público leigo: “Brasil em projetos” e o “Almanaque do Brasil nos tempos da Independência”. Conforme explica Malerba, nelas,“o diálogo entre os processos passados e os desafios presentes é a tônica”.
“Nas últimas duas décadas, a pesquisa de ponta sobre o tema da Independência avançou muito, incluindo novos temas, perspectivas e exploração de acervos insondados. Mas ao grande público muito pouco do vigor da pesquisa científica acaba chegando, de modo a imperar visões e versões do tema que ecoam a historiografia mais reacionária do século XIX”, afirma o historiador.
A mediação da conferência de abertura ficará por conta de Alexandre de Sá Avelar, docente no INHIS/UFU. O evento terá formato híbrido, sendo realizado presencialmente no auditório do Bloco 5S (campus Santa Mônica), às 19h. Para acessar o formulário de inscrição clique aqui.
As palestras do “Brasil 200 anos: projetos de Independência” serão realizadas entre julho e dezembro de 2022, com mesas temáticas que terão a participação de professores convidados de diversas instituições e áreas de conhecimento.
“É um projeto que se propõe a um conjunto de reflexões com o objetivo de problematizar os significados destes duzentos anos de constituição do nosso Estado Nacional e colocar em foco os diferentes sujeitos e projetos de país e suas (não) independências, resume Maria Andréa Angelotti Carmo, coordenadora do evento e diretora do Inhis.
Nas palestras, serão abordadas as (não)independências da Educação (e na Educação), nas constituições, nas mídias, nas questões étnico-raciais, de gênero e para os povos indígenas, nas ciências, na economia e nas relacionadas a recursos naturais.
As palestras seguintes à da abertura serão realizadas nos dias 26 de agosto, 12 de setembro, 6 e 18 de outubro, 9 e 23 de novembro e 12 de dezembro. Também está previsto, para maio de 2023, o lançamento de um livro sobre o ciclo de palestras.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: história Palestras independência bicentenário Divulgação Científica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS