Skip to:

FacebookTwitterFlickrYoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

12/07/2022 - 15:08 - Atualizado em 13/07/2022 - 16:34
UFU chama gestantes para realizarem exercícios físicos
Objetivo é avaliar resultado das atividades na prevenção da diástase abdominal
Por: 
Marco Cavalcanti

A diástase ocorre em 60% a 100% das mulheres durante a gestação (foto: Senivpetro/Freepik)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) convida a comunidade a participar da nova chamada do projeto de Exercícios Físicos para gestantes. Para fazer parte do projeto, é necessário que a mulher seja maior de 18 anos, esteja na sua primeira gestação e entre 18 e 21 semanas gestacionais. Outro pré-requisito é que não tenha realizado cirurgia abdominal ao longo da vida.

O objetivo é investigar os efeitos da prática de exercícios físicos, durante a gestação, para a prevenção da diástase. A diástase abdominal se caracteriza quando acontece um afastamento entre os músculos e tecidos localizados na região do abdômen, ou seja, na barriga. Ela ocorre em 60% a 100% das mulheres durante a gestação, podendo desaparecer após o parto ou estar presente até seis meses depois da gravidez.

“A gestação promove diversas mudanças no corpo da mulher, sendo que uma dessas alterações pode ser observada em relação aos músculos reto abdominais. Esses músculos, localizados na região da barriga, apresentam-se em um par, de modo que eles possuem uma distância fisiológica (natural) entre eles. Entretanto, ao longo da gravidez, em função de todas essas mudanças no corpo da gestante, a distância entre esses músculos pode aumentar, gerando um afastamento dessa musculatura”, explica Alana Leandro Cabral, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde (PPCSA/UFU).

As gestantes serão avaliadas, através da ultrassonografia, por um médico, no Hospital de Clínicas da UFU, para se mensurar a diástase. Em seguida, terão início os atendimentos fisioterapêuticos com exercícios. Serão dois atendimentos semanais, durante 12 semanas. Ao final desse período, a gestante será novamente avaliada pelo médico.

Os exercícios estão ocorrendo no espaço do curso de Fisioterapia, localizado na Rua Duque de Caxias, 285, Centro, em Uberlândia. Mais informações podem ser obtidas com as fisioterapeutas por meio de mensagens para o telefone (34) 99276-6777 (Alana ou Rejane).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2022. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal