Planejamento

Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da UFU lança espaço institucional no Portal UFU

Universidade Federal de Uberlândia trabalha para alcançar a Agenda 2030 da ONU, incluindo objetivos em seus planos pedagógicos e projetos de extensão

Publicado em 10/08/2022 às 15:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

UFU está aliada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. (Arte: Milena Félix)

O Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Uberlândia (CGODS/UFU) lança um espaço próprio de informações relativas aos seus projetos e ações no Portal da UFU.

Iniciado em 2017, o comitê vem realizando diversas atividades em prol da estruturação, na universidade, de uma cultura voltada para a implantação e registro de ações relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030. Os ODS dizem respeito à construção de uma sociedade preocupada com todos os aspectos humanos e ambientais para uma vida equilibrada e saudável junto ao planeta.

A UFU tem se comprometido com os ODS e visado colaborar com o alcance da Agenda 2030, enquanto uma instituição com muita influência local e regional. Assim, no Plano Institucional de Desenvolvimento e Extensão (Pide), desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia para os próximos seis anos (2022-2027), cada projeto de extensão da instituição deve estar vinculado a um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. São eles: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

De acordo com a presidente do comitê, Jaluza Borsatto, “a realização do Pide pelas Unidades Acadêmicas, no fim de 2021, e que exigia a correlação das ações planejadas com algum dos ODS, revelou que a comunidade universitária ainda precisa compreender melhor como sistematizar e registrar os ODS, até porque muitas ações em andamento já estão conectadas aos objetivos, faltando, no entanto, consolidá-las dentro do perfil de um dos objetivos prescritos pela Agenda 2030 da ONU”.

Os atuais trabalhos do CGODS – gerido por cinco Grupos de Trabalho – envolvem desde o mapeamento dos projetos de extensão (inclusive os já finalizados), que poderão ser associados a alguns dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, até a sugestão aos cursos de graduação, de inserção, quando for o caso, desses ODS nos Projetos Pedagógicos.

Essas e outras ações serão oportunamente detalhadas por meio de conteúdos específicos, divulgados nos canais de comunicação UFU e duplicados de forma resumida por meio de notas inseridas na aba de “notícias” do site do CGODS.

Se você faz parte da comunidade UFU e está interessado em divulgar alguma ação relacionada com algum dos ODS, por favor, entre em contato com o e-mail cgods@reito.ufu.br.