Divulgação Científica da UFU é contemplada em chamada de financiamento

Ao todo, quatro propostas da universidade foram aprovadas

Publicado em 18/08/2022 às 13:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A sala da Divisão de Divulgação Científica da UFU fica na Reitoria, piso 3, junto à Propp. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Divisão de Divulgação Científica, vinculada à Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), foi aprovada no Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia - Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Chamada Fapemig 05/2022). A proposta foi elaborada em conjunto por profissionais que atuam na Dirco/UFU. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (18/08).

O Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia busca contribuir para a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação por meio do incentivo a ações que promovam a disseminação e a democratização de informações sobre a produção do conhecimento científico e tecnológico no estado de Minas Gerais. Em todo o estado, foram 29 projetos aprovados e 113 reprovados.

A Divisão de Divulgação Científica representou a UFU na linha temática 4, que busca o desenvolvimento ou consolidação de projetos institucionais para a divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. Além da Divisão, outras três propostas vinculadas à UFU foram aprovadas: uma do Web-Museu da Gramática, um museu digital interativo; uma do Museu Dica, que promove e estimula a disseminação da cultura científica em um espaço que valoriza a convivência, o lazer e a inclusão social; e outra que aborda a opinião pública sobre ciência na área de gestão.

“A aprovação de quatro propostas mostra como a cultura de divulgação científica tem se consolidado entre estudantes, professores e técnicos da UFU, o que é fundamental para a relação entre a universidade e a sociedade”, afirma a jornalista Diélen Borges, que atua na Divisão de Divulgação Científica da UFU.

A Divisão

A Divisão de Divulgação Científica da UFU atua em duas frentes: produção de conteúdos midiáticos sobre pesquisas desenvolvidas na UFU para os canais de comunicação oficiais (sites institucionais, perfis em redes sociais digitais e plataformas de podcast) e apoio a outros projetos de divulgação científica da universidade. É responsável pela editoria de Ciência do portal Comunica UFU e outras das suas principais ações e produções são o evento Comunica Ciência, um encontro de pesquisadores e jornalistas; o podcast "Ciência ao Pé do Ouvido"; e a criação da Rede de Divulgadores da Ciência da UFU, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp).

Em 2021, o "Ciência ao Pé do Ouvido"  esteve entre os mais ouvidos do Brasil e foi recomendado por diversos sites nacionais e internacionais. Recentemente, a Divisão recebeu cinco premiações no Prêmio Triângulo de Comunicação, nas categorias Jornalismo Digital Profissional, Jornalismo Digital Estudante, Criação Publicitária, Peça Publicitária e Campanha Digital, por diferentes produções realizadas.

A diretora de Comunicação Social da UFU, Renata Neiva, coordena o projeto aprovado na chamada e destaca a importância da Divisão. “A missão da Comunicação Pública, neste contexto, é promover a divulgação da verdade factual. É isso que faz, cotidianamente, a equipe da Divisão de Divulgação Científica da Dirco: a busca incansável dos melhores mecanismos comunicacionais para que cheguem à sociedade (que nos financia) as informações  sobre o que produzimos na universidade. O resultado do edital coincide com um momento relevante para nossa equipe: a apresentação do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" para os colegas do [Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais] Cogecom, que reúne gestores de comunicação de todos os institutos e universidades federais do Brasil. O podcast é apenas um exemplo do que esta equipe de jornalistas e estudantes foi capaz de fazer com pouquíssimos recursos: um canal de comunicação reconhecido como um dos maiores do país na editoria de ciência”.

Com a aprovação no edital da Fapemig, a equipe conseguirá mais investimentos para continuar suas produções e trabalhar na divulgação científica. “Agora, podemos imaginar o que este time de excelência será capaz de produzir. Crescemos quando caminhamos ao lado de gente comprometida com a instituição. Parabéns à equipe da Dirquinha (o nome carinhoso da nossa divisão)!”, finaliza Neiva.

O resultado com todos os aprovados na Chamada Pública está disponível no site da Fapemig.

Palavras-chave: Divisão de Divulgação Científica Divulgação Científica Ciência