Formigas podem ser utilizadas como controle de pragas e proteção vegetal

Estudo feito por pesquisadores da UFU revela maior eficácia no uso dos insetos, ao invés de pesticidas

Publicado em 26/08/2022 às 15:30 - Atualizado em 30/08/2023 às 08:29

Formiga da espécie Ectatomma sp procurando por eventuais insetos pragas na vegetação. (Foto: José Pezzonia)

O controle biológico é um método para controlar pragas agrícolas e insetos portadores de doenças através do uso de inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitoides e microorganismos, como formigas arbóreas, aranhas, fungos, vírus e bactérias. Em geral, o controle biológico é melhor para o meio ambiente, pois os pesticidas podem contaminar o solo e a água com resíduos químicos.

Tendo isso em vista, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), liderado por Diego Anjos, aluno do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Conservação e Biodiversidade (PPGECO), analisou os efeitos das formigas no controle de pragas. A equipe conta com os professores Kleber Del-Claro e Helena Silingardi, do Instituto de Biologia (Inbio/UFU); Alejandro Tena, do Instituto Valenciano de Investigações Agrárias (Ivia), da Espanha; Arleu Viana-Junior, do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBE),do Museu Paraense Emílio Goeldi; Raquel Carvalho, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP); e Ivette Perfecto, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

O estudo constatou que as formigas arbóreas diminuem a abundância de alguns grupos de pragas e os danos às plantas, e aumentam a produtividade das colheitas. Embora as formigas também possam ter efeitos negativos, como a diminuição de inimigos naturais das pragas, os serviços e os benefícios delas superam os efeitos negativos, o que faz com que sejam uma solução mais sustentável do que o uso de pesticidas.

“Já estamos investigando as formigas como protetoras das plantas há um tempo. Porém, sempre em ambientes naturais. Como esses ambientes têm sido transformados em plantações, nosso estudo buscou sintetizar o papel das formigas em plantações”, explica Anjos.

Para a pesquisa foram analisadas 26 espécies de formigas e foi constatado que a proteção vegetal proporcionada por elas é impulsionada mais nas agroflorestas (ou culturas diversificadas) do que nas monoculturas. Com isso, o estudo incentiva os agricultores a utilizarem práticas mais sustentáveis, como o controle biológico, e práticas agroflorestais, como uma forma de promover naturalmente as formigas nos sistemas de cultivo. Vale destacar que as formigas são, na maioria dos casos, uma solução de baixo custo.

Raquel Carvalho observando o papel das formigas arbóreas em uma monocultura de laranja. (Foto: Diego Anjos)

“Em geral, com um manejo adequado, as formigas podem ser úteis no controle de pragas e aumentar a produtividade das colheitas ao longo do tempo. Algumas espécies têm eficácia semelhante ou maior do que os pesticidas. Além disso, elas podem ser usadas juntamente com o manejo integrado de pragas: quando as formigas sozinhas não são suficientes”, destaca Anjos.

Com as descobertas, os pesquisadores esperam que os tomadores de decisão estejam cientes de que podem trabalhar de forma integrada com cientistas, governos e agricultores para garantir um fornecimento de alimentos saudáveis e um ambiente sustentável. O estudo ainda foi divulgado em uma perspectiva mundial, no jornal britânico The Guardian.

Palavras-chave: pesquisa formigas