Fotorreportagem

Quatro anos de crescimento da Rede de Laboratórios Multiusuários

Sistema da universidade é exemplo a outras instituições

Publicado em 06/12/2023 às 08:58 - Atualizado em 13/12/2023 às 11:46

.

A Rede de Laboratórios Multiusuários (Relam), ligada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), é um espaço de integração que agrega equipamentos multiusuários, estimulando a cooperação por meio de compartilhamento de suas instalações físicas, otimizando o uso de recursos e o custo-benefício da manutenção de infraestruturas necessárias para o funcionamento de tais equipamentos. Em novembro de 2023, a rede completou quatro anos, com atuação nos campi Umuarama, Pontal e Santa Mônica. (Foto: Marco Cavalcanti)

Foto da inauguração

A criação aconteceu em 2019, com o objetivo de disponibilizar equipamentos e assistência técnica de forma transparente e democrática a todos os pesquisadores das diversas instituições de pesquisa, promovendo um ambiente de integração e gerando produtividade científica de qualidade. Na foto, registro do dia da inauguração. (Foto: Alexandre Costa)

Visita MCTI

Buscando conhecer o sistema de gestão de laboratórios multiusuários, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) visitaram a universidade em 2022. A Relam tem se destacado entre pesquisadores e instituições de todo o país, devido ao sistema de gestão eficiente. O MCTI está criando, em Belo Horizonte, o Laboratório de Materiais Avançados e Minerais Estratégicos (LMA/GraNioTer) e seus representantes visitaram a universidade para implementarem o projeto de forma semelhante à UFU. (Foto: Arquivo pessoal)

Mulher apontando para o computador

Em 2023, a rede completou quatro anos. Já são 55 equipamentos disponíveis, quase 9 mil agendamentos e mais de 700 usuários. Dentre os equipamentos mais usados, estão o Scanner de Lâmina, a Ressonância Magnética Nuclear e o Analisador de Área Superficial e Porosidade. (Foto: Marco Cavalcanti)

Carlos Henrique falando

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, destaca o crescimento e importância da Rede, que começou os trabalhos com apenas um equipamento: “Todos sabem que, nos últimos anos, temos passado por dificuldades orçamentárias e manter uma infraestrutura de pesquisa com equipamentos de alto valor e manutenções caras é um grande desafio. Essa estruturação em forma de rede, ligada à Propp, faz com que o recurso seja aplicado de forma a atingir um maior número de pessoas e garantir uma maior acessibilidade”. (Foto: Marco Cavalcanti)

Murilo falando

“Para nós, a Relam é um motivo de muito orgulho, porque nós conseguimos, com pouco recurso disponível, fazer a estruturação de alguns espaços que são comuns, organizar e disponibilizar para a comunidade interna e externa equipamentos de alto valor, da forma menos burocrática possível e com maior acesso. Isso é um exemplo de uso racional de recursos públicos e que fortalece a pesquisa da instituição”, acrescenta Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU. (Foto: Marco Cavalcanti)

Ana falando

Ana Cláudia Pajuaba é coordenadora da Rede e destaca o alcance da Relam: "Chegamos assim ao final de 2023 com mais de 9 mil agendamentos a usuários internos e externos, realização de eventos, curso de capacitação e aprovação de projetos para aquisição de novos equipamentos, através de agência, de cerca de 5 milhões, bem como para manutenção e atualização de equipamentos já existentes de grande importância para os usuários. Ressaltamos assim, a grande relevância da rede multiusuário, como uma facility democrática e transparente dentro da Universidade". (Foto: Marco Cavalcanti)

Confraternização Relam

Desse modo, com envolvimento de diversos alunos, técnicos e docentes de diferente unidades, desde o Instituto de Física (Infis) até o Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp), a Relam tem crescido a cada ano e se tornando cada vez mais referência da pesquisa em rede e multiusuária. (Foto: Marco Cavalcanti)

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: fotorreportagem Relam pesquisa laboratórios