Graduação

Primeira fase do Vestibular UFU 2022/2 ocorre neste domingo, dia 21

Processo seletivo registra 19.657 concorrentes para as 1.614 vagas distribuídas entre 47 cursos; provas serão realizadas em Uberlândia e outras seis cidades

Publicado em 19/08/2022 às 19:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Maior unidade da UFU, Campus Santa Mônica é o local onde a maior parte dos candidatos de Uberlândia farão as provas. (Foto: Marco Cavalcanti/arquivo)

Chegou a hora! Na tarde deste domingo (21/08), 19.657 estudantes são aguardados para ocuparem os seus assentos, distribuídos por 427 salas de 23 prédios localizados em sete cidades. Estes são alguns dos números envolvidos na primeira fase do Vestibular 2022/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os vestibulandos estão em busca da aprovação para um dos 47 cursos de graduação disponibilizados pela institução nesta edição do processo seletivo. Os portões serão fechados, pontualmente, às 13 horas, momento em que os fiscais darão início aos procedimentos para aplicação das provas objetivas. O prazo máximo para realização dos exames será de 5 horas e 30 minutos, sendo que a saída dos candidatos poderá ocorrer apenas a partir das 16 horas - quando termina o horário de sigilo.

Cada caderno de provas conterá um total de 88 questões; oito, de cada uma das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira - Espanhol, Francês ou Inglês -, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia. Além de Uberlândia, o vestibular da UFU também terá movimentação nos municípios mineiros de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Belo Horizonte, bem como em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Toda a organização é por conta da Diretoria de Processos Seletivos (Dirps), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU).

No ato da inscrição, os candidatos tiveram que escolher entre a ampla concorrência ou uma das oito modalidades do sistema de cotas adotado pela UFU e para o qual são destinadas 50% das vagas. Os cursos que registraram maior concorrência nesta edição foram, respectivamente: Medicina – com 256,20 candidatos/vaga na modalidade L5; Psicologia – 37,70 c/v (ampla concorrência); Direito – 35,20 c/v (ampla concorrência); Engenharia de Computação – 27,86 c/v (ampla concorrência); e Medicina Veterinária - 27,70 c/v (ampla concorrência).

Itens obrigatórios

O acesso à parte interna dos locais de aplicação das provas será liberado a partir das 12h15. Além da "Ficha do Candidato", os candidatos deverão portar: documento de identificação pessoal oficial com foto; caneta azul de material transparente; garrafa de água transparente e sem rótulo; álcool em gel em recipiente transparente e sem rótulo. Dentre as medidas de biossegurança adotadas, estão o distanciamento de 1,50m entre as pessoas e o uso obrigatório de máscara cobrindo boca e nariz. Em relação a este último item, o candidato poderá trazer tantas máscaras reservas quantas quiser, desde que acondicionadas em recipiente transparente. As substituições de máscaras poderão ser realizadas dentro da sala de prova.

Quanto à alimentação. somente serão permitidos lanches de rápido consumo - na própria sala - e que também estejam armazenados em recipientes com material transparente e sem rótulo. Serão fornecidas sacolinhas para armazenamento de objetos como celular, relógio e pulseira. No caso de bolsas ou mochilas, elas ficarão debaixo das carteiras ou encostadas na parede da sala.

Para esclarecer as principais dúvidas dos vestibulandos, Ítana Santos e Monallysa Leite, duas estagiárias da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), prepararam um vídeo especial que foi postado no perfil da UFU no Instagram - acesse AQUI.

O resultado final da primeira fase do Vestibular 2022/2 será divulgado em 22 de setembro e as provas da segunda fase ocorrerão no dia 9 de outubro. Todos os documentos e demais informações do processo seletivo podem ser acessados no Portal da Dirps, em: https://www.portalselecao.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/1231.