Constituição

Ciclo de palestras discute projeto constitucional do Brasil

‘Brasil 200 anos: projetos de Independência’ terá mesa-redonda nesta segunda-feira, dia 26

Publicado em 23/09/2022 às 17:07 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

“Independência e o projeto constitucional do Brasil” é o tema da mesa-redonda que será realizada na segunda-feira, 26/09, como parte do Ciclo de Palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”. A atividade acontecerá na Sala de Reuniões dos Conselhos, no Bloco 3P do Campus Santa Mônica, às 19h, com emissão de certificados. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

O Ciclo de Palestras é realizado pelo Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (Inhis/UFU), em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da UFU.

O tema da mesa-redonda será debatido pelos docentes José Carlos Remotti Carbonell, da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), e Alexandre Walmott Borges, da Faculdade de Direito (Fadir/UFU). Borges atua principalmente na área de Direito Constitucional e Ordem Econômica Constitucional, abordando temas como: ordem econômica, constituição econômica, teoria geral da constituição, jurisdição constitucional e direito ambiental constitucional. A mediação será feita pelo professor Raoni Bielschowski, também da Fadir.

As palestras do “Brasil 200 anos: projetos de Independência” estão sendo realizadas desde julho e vão até dezembro de 2022, com mesas temáticas com a participação de professores convidados de diversas instituições e áreas do conhecimento.

As próximas atividades estão previstas para os dias 6 e 18 de outubro, 17 e 23 de novembro e 1º de dezembro - essas datas, no entanto, podem sofrer alterações. Também está programado, para maio de 2023, o lançamento de um e-book sobre o ciclo de palestras.