Dirpe divulga Caderno de Resumos do I Seminário de Pesquisa

Objetivo é apresentar o resultado das Iniciações Científicas que se encerraram nos anos de 2020 e 2021

Publicado em 01/09/2022 às 17:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

I Seminário de Pesquisa aconteceu em outubro de 2021 e premiou as melhores Iniciações Científicas. (Arte: Viviane Aiko)

A Diretoria de Pesquisa (Dirpe), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), publicou, na última terça-feira (30), o Caderno de Resumos do I Seminário de Pesquisa. O objetivo é apresentar o resultado das Iniciações Científicas (ICs) que se encerraram nos anos de 2020 e 2021.

Dividido nas três grandes áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes; Ciências da Vida; e Ciências Exatas, da Terra e Engenharias), o caderno traz o resumo de aproximadamente 500 ICs produzidas na UFU. A diagramação foi feita por Viviane Aiko, estagiária de Design da Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU).

Relembre o seminário

Promovido pela Propp, em parceria com a Divisão de Divulgação Científica da Dirco, o seminário fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Considerando o cenário pandêmico da época, o qual impossibilitou a realização de várias das atividades que, anteriormente, compunham a Semana de Iniciação Científica da UFU, o seminário foi realizado em formato virtual no dia 7 de outubro de 2021, com transmissão pelo Canal da UFU no YouTube e apresentado pelo, até então estagiário de Jornalismo, Túlio Daniel.

Ao todo, foram deferidas 508 inscrições. Por área, foram 173 inscrições das Ciências da Vida, 168 inscrições das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e 141 inscrições das Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Em relação ao Ensino Médio, houve 26 inscrições; porém, neste caso, o professor pôde orientar dois alunos com o mesmo plano de trabalho, o que fez com que estivessem envolvidos, aproximadamente, de 40 a 50 alunos.

Para o seminário, foram selecionados os três melhores resumos das pesquisas de graduação de cada grande área do conhecimento e os três melhores resumos das pesquisas do ensino médio. Todos os selecionados foram contemplados com certificação de Menção Honrosa e os mais bem avaliados de cada área da graduação e do Ensino Médio receberam um e-reader Kindle como premiação, ofertado pela Fundação de Apoio Universitário (FAU).

Inscritos participaram do seminário de forma virtual. (Foto: Milton Santos)

Acesse o Caderno de Resumos pelo site da Propp ou abaixo.