Inflação

Cesta Básica de Alimentos encarece em Uberlândia

Pesquisa do Cepes/UFU mostra que, de agosto para setembro, os 13 produtos que compõem a CBA tiveram um aumento total de R$ 6,24

Publicado em 14/10/2022 às 15:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Itens como batata, tomate e banana apresentaram as maiores altas nos preços. (Foto: Freepik)

O Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (Ieri/UFU), divulgou nesta quinta-feira, 13 de outubro, os boletins do Índice de Preços do Consumidor (IPC) e da Cesta Básica de Alimentos (CBA) da cidade de Uberlândia. Os dados analisados são referentes a setembro de 2022.

A variação do IPC no mês passado foi de -0,10%, ficando 0,78% acima do índice registrado em agosto (-0,88%). A alta acumulada em 2022 chegou a 4,13%. Nos últimos 12 meses, o acumulado foi de 6,29%. Para o cálculo presente em ambos os boletins, foram comparados os preços registrados entre 1º e 30 de setembro com os dados de preços coletados de 1º a 30 de agosto.

Dos nove grupos de produtos e serviços analisados pelo Cepes, cinco registraram alta, com os de maior impacto no aumento sendo, respectivamente: "Habitação" (0,14%); "Alimentação e bebidas" (0,08%); "Vestuário" (0,06%); "Educação" (0,01%) e "Despesas pessoais" (0,01%). Os quatro restantes grupos - que apresentaram queda - foram: "Transportes" (impacto de -0,36%); "Artigos de residência" (impacto de -0,02%); "Comunicação" (impacto de -0,01%) e "Saúde e cuidados pessoais" (impacto de -0,01%).

O IPC se refere às famílias com rendimentos monetários de um a cinco salários mínimos, cuja pessoa de referência é assalariada, abrangendo a cidade de Uberlândia (MG). As informações para o cálculo do índice são fruto da Pesquisa Mensal de Preços elaborada e coordenada pela equipe técnica do órgão. Os 235 subitens que compõem a estrutura da cesta de consumo do IPC-Cepes são coletados mensalmente em mais de 500 informantes e estabelecimentos da cidade.

Cesta Básica de Alimentos

De acordo com os dados obtidos pelo Cepes, o gasto mensal com a Cesta Básica de Alimentos (CBA) na cidade de Uberlândia (MG) no mês de setembro de 2022 foi de R$ 626,16 - superior ao valor de R$ 619,92, registrado em agosto deste ano.

A CBA marcou um acréscimo de 1,01% no último mês e a variação acumulada do ano foi de 7,17%, enquanto a variação dos 12 últimos meses acumulou alta de 11,65%

Além destes dois novos boletins, também estão disponíveis, no site do Cepes, pesquisas sobre o salário mínimo necessário e o tempo médio de trabalho necessário para aquisição dos produtos da Cesta Básica de Alimentos.

Palavras-chave: Economia inflação setembro IPC CEPES Uberlândia CBA UFU