FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

27/10/2022 - 12:38 - Atualizado em 09/11/2022 - 15:56
UFU aparece em colocação inédita na área 'Educação' em novo ranking internacional
'THE World University Rankings by Subject' reúne e avalia as melhores universidades em nível mundial por área
Cristiano Alvarenga

Participante do ranking "THE World University Rankings by Subject" desde 2019, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conquistou pela primeira vez colocação na área “Educação”, ocupando a faixa de posição 601+.

Outro destaque da universidade no novo levantamento deste ranking foi na área “Saúde clínica e pré-clínica”: na edição anterior, a UFU estava na posição 501-600 e em 2023 subiu para 401-500, conquistando a sua melhor colocação por área.

Na edição recém-divulgada, a instituição uberlandense manteve a sua presença em outras cinco áreas do ranking: “Ciência da Computação”, “Ciência da Vida”, “Ciências Físicas”, “Engenharias” e “Gestão, Negócios e Economia”.

O "THE World University Rankings by Subject" classifica as melhores universidades do mundo, com base nos dados fornecidos pelas instituições, corpo docente, discentes, governos e indústria, utilizando as mesmas métricas de seu ranking principal, o “THE World University Rankings”; porém, com parâmetros específicos para compatibilizar com a realidade de cada área.  Ao todo, são utilizados 13 indicadores de desempenho que avaliam cinco grandes áreas, separadas em "Ensino", “Pesquisa”, "Citações", "Perspectiva Internacional" e "Renda da Indústria".

Além do ranking geral, é possível consultar o comparativo por áreas. Clique nos respectivos links para acessar os dados: