Ciência

Como estratégia de divulgação científica, livro reúne teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História

E-book desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFU promove reflexões acerca da prática e da docência da matéria

Publicado em 25/11/2022 às 13:18 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

O e-book, inspirado na revista 'Cadernos de História', que circulou entre 1990 e 2007, é uma colaboração de professores que atuam na universidade e na Educação Básica, e buscam o reconhecimento e a valorização das produções docentes

“Se observarmos o ciclo do conhecimento, podemos perceber dois momentos, e não mais do que dois, dois momentos que se relacionam dialeticamente”. Este é um trecho escrito por Paulo Freire e que abre o e-book “Na Terceira Margem: teorias, metodologias e sensibilidades do ensino de História”, disponível gratuitamente no site da Editora Oikos desde outubro deste ano.

Para Freire, o primeiro momento seria aquele dedicado à produção de um conhecimento novo e o segundo evidenciaria o estágio em que o saber produzido é conhecido ou percebido.

“Na terceira margem [...]” é o primeiro livro publicado como um projeto coletivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia (ProfHistória-UFU), que teve suas atividades iniciadas em 2019, como parte da Rede Nacional do ProfHistória liderada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Organizado pelos professores Gilberto Noronha e Nara Cunha, o conteúdo contou com a participação de 20 docentes autores de nove estados brasileiros e um de Moçambique. Além da colaboração da professora Mara Nascimento, coordenadora do ProfHistória na UFU.

“A divulgação científica é parte importante do nosso trabalho. A ideia de produzir um e-book está relacionada a essa necessidade de divulgação para o maior número de leitores possível e de interlocução para continuarmos nossas reflexões”, comenta Cunha.

Dividido em três partes, o e-book é composto por textos que permeiam discussões sobre metodologia, teoria e sensibilidades do ensino de História. Ele apresenta, ainda, discussões como forma de inspirar professores a repensarem o significado social e político de sua atuação, como também relatos de experiência que podem ser replicados e adaptados a diferentes realidades.

“Uma das conclusões possíveis após a leitura é que há algo no ensino de História que escapa à dimensão racionalizadora. Algo que não se reduz às técnicas conscientes. É preciso considerar também as sensibilidades envolvidas em todo ato educativo”, esclarece Noronha.

O projeto da publicação foi desenvolvido no período de vigência das medidas sanitárias de enfrentamento da covid-19 - que paralisou as atividades presenciais - e financiado com recursos do ProfHistória-UFU, desde a iniciativa da Comissão Acadêmica Local com apoio complementar da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU). O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 6 de dezembro no “I Congresso de Ensino, Extensão e Pesquisa em História (COEEPHIS)” da UFU.

Palavras-chave: história ebook ProfHistória