Videocast

Mês da Consciência Negra é o tema do ‘UFUCast’ desta semana

Bate-papo aborda questões como o racismo estrutural, a preservação da cultura negra e a importância da educação antirracista

Publicado em 18/11/2022 às 12:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Alexandre Costa

No trigésimo sexto episódio do UFUCast, o assunto é o "Mês da Consciência Negra". As jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversam com a coordenadora do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, Ivete Almeida, e com Léa Aureliano de Sousa, professora da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU).

Atualmente, a UFU tem trabalhado em ampliar as discussões da temática étnicorracial em espaços internos e externos à instituição. Um dos órgãos responsáveis por este trabalho é a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro), que é vinculada à Reitoria e participa da estrutura e das ações (políticas, programas, projetos, convênios, parcerias, cursos e atividades) em Educação para/das Relações Étnicorraciais e Ações Afirmativas para a população negra.

Durante o videocast, a professora Ivete conta a história do Graça do Aché, equipamento que atua no fortalecimento da cultura negra em Uberlândia e região. Vale ressaltar que, entre os dias 21 e 26 de novembro, ocorrem as comemorações de 20 anos daquele espaço, com programação reunindo apresentações de trabalhos e documentários, rodas de conversa, homenagens e muito mais.

O evento, além de gratuito, é aberto a toda a comunidade interna e externa à UFU. Na quarta-feira (23/11), a partir das 19h, acontece o “Baile Black: Tornadão da BR-3”. Para mais informações, basta acessar o perfil no Instagram @gracadoache_ufu.

A transmissão está disponível no canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.