Videocast

Ondas sonoras marcam presença no ‘UFUCast’

Rádio universitária da UFU leva cultura, informação e música boa na programação para a população uberlandense

Publicado em 11/11/2022 às 15:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Alexandre Costa

O episódio 35 do ‘UFUCast’ apresentou as Rádios Universitárias. As jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversaram com o coordenador de rádio Vitor Hugo e com o jornalista Fabiano de Moura Goulart, ambos da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU). O bate-papo foi sobre a história do rádio, as tendências para o futuro com as novas tecnologias de streaming e todos os detalhes da Universitária FM 107,5, que há mais de três décadas está presente em Uberlândia.

Você já deve ter ouvido falar sobre as frequências de rádios AM e FM, mas já parou para pensar o que significam essas iniciais? No episódio que foi ao ar na última quinta-feira (11/11), às 17h, os convidados apresentaram as principais curiosidades deste que é o mais abrangente veículo de comunicação.

Esclarecendo sobre as frequências de onda do AM - chamada de amplitude modulada por conseguir maior alcance que as rádios FM, que possuem a frequência modulada mais curta e, portanto, uma área de cobertura menor - no videocast, Goulart comentou ainda como funciona a propagação dessas ondas.

A rádio tem se diversificado ao longo dos anos, a fim de adequar-se ao perfil do ouvinte. Cada pessoa tem o seu estilo; no entanto, as programações buscam se modificar implementando documentários radiofônicos, reedições de músicas já conhecidas, boletins informativos e, entre um intervalo e outro, bate-papos descontraídos.

Vitor Hugo revelou que faz parte da Rádio Universitária da UFU desde o primeiro ano de funcionamento, por volta de 1987. Segundo ele, a Universitária FM 107,5 surgiu como um projeto de extensão do curso de Engenharia Elétrica.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Dirco, com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.