Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

25/11/2022 - 11:20 - Atualizado em 05/12/2022 - 08:18
‘UFUCast’ apresenta discussão em torno da saúde do homem
Bate-papo da edição da semana é sobre o 'Novembro Azul', a participação das pessoas trans na campanha, o câncer de próstata e o preconceito com o exame de toque
Por: 
Leíse Alves

Foto: Reprodução

Neste trigésimo sétimo episódio, as jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversam com o médico urologista Sérgio Padilha, da equipe do Hospital de Clínicas da Univerdade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh). O movimento "Novembro Azul" foi consagrado como o mês de atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Atualmente, pesquisas têm sido desenvolvidas para ampliar a detecção do câncer de próstata; no entanto, o exame de sangue que mede a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) no organismo e o exame de toque retal são os dois exames que ajudam no diagnóstico.

Além das recomendações a respeito da idade, o médico recomenda levar uma vida mais leve. Equilibrar na alimentação, dormir bem e praticar exercícios estão alinhados à prevenção de doenças como o câncer de próstata, visto que ele está ligado ao envelhecimento; daí as recomendações de se procurar fazer exames de próstata a partir dos 40 anos e também os exames de rotina, como colesterol, sorologia, hemograma, entre outros. 

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU no YouTube e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com apoio da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal