Edufu publica tradução de livro em parceria com a Unicamp

'As leis' atua na compreensão do espírito das leis e do próprio Direito

Publicado em 21/12/2022 às 09:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) publica, em parceria com a Editora Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas, a tradução da obra “As leis”, do renomado filósofo, escritor e político romano Marco Túlio Cícero. O material integra a Coleção do Estudo Acadêmico e é a quinta obra deste autor nela lançada.

Dentre os principais benefícios das parcerias entre as editoras estão a redução de custos na produção de um livro e o aumento da distribuição e divulgação dos materiais publicados. Além disso, a difusão é propiciada pela importância histórica e editorial das editoras em questão, como a Editora Unicamp, que possui quase 40 anos de existência e mais de 1.200 livros com elevado padrão editorial.

“As leis” representa a retomada da parceria com da Edufu com a editora da universidade paulista, iniciada com o primeiro livro da Coleção do Estudo Acadêmico, “Manual dos cursos de lógica Geral”, de Immanuel Kant, lançado em 1998. O objetivo da obra é a introdução do estudante na filosofia de Kant, além de servir como entrada aos temas do kantismo e, também, à temática de toda a Filosofia. "O autor deixa um legado de reflexão acerca das leis, a partir da obra fundadora do direito do ocidente", destaca João Bortolanza, integrante da comissão organizadora da coleção.

Os principais intuitos desta série são reunir textos da área de Filosofia, bem como formar um acervo de clássicos em Língua Portuguesa e incentivar, ao constituir um público cultivado, o trabalho rigoroso de tradutores de larga experiência e capacitação.

O trabalho de Cícero investiga a questão primordial sobre a natureza e o fundamento das leis. A obra integra o conjunto de textos sobre o ideal cívico da República, o De Oratore e o de República. Além de abordar concepções estoicas e epicuristas sobre a origem das leis e a relação do cidadão com a civitas.

Apesar de ser um material fragmentado e não publicado em vida, o livro é fundamental e fundador de uma nova era, em que os estoicos, tão cultivados no Império Romano, se tornaram os pais do jus gentium e do jus civile. Representando, assim, uma obra de extrema importância para as áreas de humanidades e para os estudos jurídicos.

"O livro já está disponível para venda na Edufu", informa o professor Alexandre Guimarães Tadeu de Soares, diretor da editora.

Palavras-chave: edufu Editora da UFU Editoras Universitárias lançamento de livro