Enactus UFU fica em segundo lugar em premiação

Com o projeto 'Bread & Bug', a equipe conquistou 7 mil reais

Publicado em 22/12/2022 às 13:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Equipe Enactus UFU que, com o apoio da universidade, compareceu ao evento em São Paulo. (Foto: Arquivo pessoal)

A equipe Enactus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), conquistou, no dia 15/12, a segunda posição no prêmio Sociedade Sustentável,  ofertado pela multinacional Sumitomo Chemical. Em parceria com a Enactus Brasil, a Sumitomo reconheceu os melhores projetos de impacto ao meio ambiente.

Sob a ótica do empreendedorismo social e tomando a ciência como norteadora, a Enactus, presente em 35 países, desenvolve projetos sustentáveis que impactam o mundo e, principalmente, as comunidades em que a instituição está inserida. Existente também na UFU, a equipe desenvolve produtos de qualidade, criativos e que sejam ecologicamente sustentáveis.

Fonte: enactus.org.br

O Bread & Bug, desenvolvido pela Enactus-UFU, inicialmente tinha como objetivo o melhoramento da produção de pequenos agricultores através de um adubo criado no Campus Umuarama. O material é um sistema alternativo de fertilização orgânica do solo com excrementos gerados na criação de insetos de Tenébrio molitor (Larva-da-farinha).

Hoje, o adubo é vendido em outras cidades além de Uberlândia e, com o valor conquistado (7 mil reais), os membros buscam fundar uma startup que permitirá alavancar ainda mais o projeto.

Foto: Arquivo Pessoal

Esta é a primeira vez que a Enactus-UFU participa do “Prêmio Sociedade Sustentável” e a colocação, segundo a presidente da equipe Julia Vasconcelos, os impulsiona para outras conquistas que estão por vir.

“Fico muito feliz por poder levar nossos projetos para outros lugares. Essa, sem dúvidas, é uma das maiores alegrias de fazer parte da Enactus”, comenta.

Ciência e empreendedorismo além dos laboratórios

Para saber mais sobre o tema, ouça o episódio #41 do "Ciência ao Pé do Ouvido", em que Vasconcelos comenta sobre a atuação da Enactus-UFU e como os seus projetos unem ciência e empreendedorismo. O podcast está disponível em todas as plataformas.

Palavras-chave: Enactus Prêmio sumitomo Desenvolvimento adubo Bread&bug