Pular para o conteúdo principal
Reflexão

‘A independência do Brasil hoje: energia, tecnologia e segurança alimentar’ é tema de ciclo de palestras

Evento será realizado nesta quinta-feira, 1º de dezembro

Publicado em 01/12/2022 às 14:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Nesta quinta-feira, 1º/12, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza a última etapa do Ciclo de Palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”. O evento é idealizado pelo Instituto de História (Inhis), em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da universidade.

Participam como palestrantes os docentes Allan Kardec, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Carolina Bagattolli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mediação ficará por conta de Wolfgang Lenk, professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU).

O evento será realizado às 19h nos auditórios A e B do Bloco 5R, no Campus Santa Mônica. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o início do evento.

O projeto propõe um conjunto de reflexões, objetivando, problematizar os significados dos 200 anos de constituição do Estado Nacional brasileiro e colocar em foco os diferentes sujeitos e projetos de país e suas (não) independências. Está programado, para maio de 2023, o lançamento de um e-book sobre o ciclo de palestras.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: bicentenário história independência energia segurança alimentar tecnologia

A11y