FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

01/12/2022 - 14:52 - Atualizado em 02/12/2022 - 08:11
‘A independência do Brasil hoje: energia, tecnologia e segurança alimentar’ é tema de ciclo de palestras
Evento será realizado nesta quinta-feira, 1º de dezembro
Marco Cavalcanti

Nesta quinta-feira, 1º/12, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza a última etapa do Ciclo de Palestras “Brasil 200 anos: projetos de Independência”. O evento é idealizado pelo Instituto de História (Inhis), em parceria com o Portal do Bicentenário e outras unidades acadêmicas e órgãos da universidade.

Participam como palestrantes os docentes Allan Kardec, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Carolina Bagattolli, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Walter Belik, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mediação ficará por conta de Wolfgang Lenk, professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU).

O evento será realizado às 19h nos auditórios A e B do Bloco 5R, no Campus Santa Mônica. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o início do evento.

O projeto propõe um conjunto de reflexões, objetivando, problematizar os significados dos 200 anos de constituição do Estado Nacional brasileiro e colocar em foco os diferentes sujeitos e projetos de país e suas (não) independências. Está programado, para maio de 2023, o lançamento de um e-book sobre o ciclo de palestras.