Inflação acumulada de 2022 foi de 4,79% em Uberlândia

Novo boletim divulgado pelo Cepes/UFU aponta, também, que o índice de IPC em dezembro de 2022 foi de 0,31%, o menor para este mês desde 2016

Publicado em 20/01/2023 às 11:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Cesta básica registrou alta de 28 reais. (Imagem: Freepik)

Ir ao supermercado, procurar atendimento médico, reforçar os cuidados de higiene pessoal e comprar novas peças de vestuário está cada vez mais caro. De acordo com o novo boletim do Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes), divulgado nesta quinta-feira (19/01), pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), os preços subiram 0,31% em dezembro de 2022, se comparados com o mês anterior - cuja taxa do IPC-Cepes havia sido de 0,24%.

Este foi o terceiro ano consecutivo com índice menor no IPC de dezembro - confira imagem abaixo.

Quatro dos nove grupos pesquisados apresentaram alta, no período de 1º a 30 de dezembro, sendo eles: "Alimentação e Bebidas" (variação de 0,59% e impacto de 0,17 ponto percentual no índice); "Saúde e Cuidados Pessoais" (1,08% / 0,11 p.p.), "Vestuário" (1,04% / 0,06 p.p.); e "Despesas Pessoais" (0,96% / 0,06 p.p.). Já dentre os grupos apresentaram recuo nos preços em dezembro a ordem de destaque foi a seguinte: "Transportes" (variação de -0,25% e impacto de -0,05 p.p. no índice): "Habitação" (-0,09% / -0,02 p.p.); "Artigos de Residência" (-0,25% / -0,01 p.p.); "Educação" (-0,39% / -0,01 p.p.); e "Comunicação" (-0,26% / -0,01 p.p.).

Somando os 12 meses do ano passado, a variação acumulada do índice fechou em 4,79% - em 2021, o resultado total do ano foi de 8,47%. Dois terços dos grupos que o compõem o IPC-Cepes registraram variação acumulada no ano positiva, sendo que o destaque ficou com "Alimentação e bebidas”: 13,71% e impacto de 3,73 ponto percentual.

Comparativos de inflação

O índice inflacionário de 0,31% em Uberlândia, apontado pelo IPC-Cepes do mês passado, é menor do que os números registrados nacionalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que apresentaram variação positiva de 0,62% e 0,69%, respectivamente.

Além disso, a cidade também apresentou indicadores menores em relação à variação acumulada para a inflação em 2022. Enquanto o IPC-Cepes reuniu 4,79% no ano passado, o IPCA e o INPC marcaram acúmulos nos índices inflacionários de, respectivamente, 5,79% e 5,93%.

Quando comparada com as 16 cidades que integram os indicadores nacionais de inflação, Uberlândia apresentou a quarta menor inflação em termos do IPCA, ficando atrás apenas de Porto Alegre (3,61%), Belo Horizonte (4,64%) e Goiânia (4,77%). Já no comparativo com o INPC, a cidade do Triângulo Mineiro registrou a quinta menor inflação, atrás novamente das capitais gaúcha e mineira (3,05% e 4,73%, respectivamente), além de ter apresentado percentuais maiores que Vitória (4,47%) e Curitiba (4,50%).

Cesta Básica

Com relação ao gasto mensal da Cesta Básica de Alimentos (CBA) de Uberlândia, o valor do último mês foi de R$ 688,41 - R$ 28,25 a mais que em novembro, R$ 660,16.

A tabela abaixo registra os produtos alimentícios básicos que são considerados essenciais na composição da cesta básica. De acordo com o novo boletim do Cepes?/UFU, para dezembro de 2022, as maiores altas de preços foram registradas pelo tomate (17,89%), pelo feijão (10,05%) e pela banana (6,23%).

Em sentido inverso, três itens ficaram mais baratos: leite (-4,38%), café (-1,18%) e margarina (-1,06%). Confira os detalhes:

As informações necessárias para o cálculo da cesta básica de Uberlândia advêm da pesquisa mensal de preços que é realizada para a elaboração do boletim do IPC, sob responsabilidade do Cepes, órgão vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI/UFU). Confira as publicações mais recentes do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia em: http://www.ieri.ufu.br/cepes/pesquisa/publicacoes.

Palavras-chave: CEPES Economia IPC Cesta Básica inflação UFU