Trotes violentos não têm vez na UFU

Infração pode ser punida até mesmo com a expulsão da universidade

Publicado em 27/02/2023 às 09:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O primeiro semestre letivo de 2023 da maioria dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem início nesta segunda-feira, 31 de julho. Todavia – em virtude de ainda estarem em andamento as chamadas da lista de espera do Sisu 2023/1, do Processo Seletivo Especial para as vagas remanescentes do Sisu e nos processos seletivos para preenchimento de vagas ociosas –, novos acadêmicos podem ingressar na instituição até o próximo mês de setembro. A UFU faz questão de que os primeiros momentos dos seus novos estudantes nesta fase tão esperada de suas vidas não sejam marcados por nenhum tipo de constrangimento. E reitera o alerta: tolerância zero aos trotes violentos!

Este tipo de conduta é proibido na UFU desde 1993, conforme estabelecido pela Resolução 15/93, do Conselho Universitário (Consun). As punições para o infrator podem variar desde a suspensão ao seu desligamento definitivo. De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro, "é importante conscientizar a comunidade interna e externa e trabalhar para conter essas atividades que acontecem para além dos portões da universidade". São humilhações físicas e morais aos novos acadêmicos que podem gerar problemas à saúde deles. Vítimas de trote violento podem denunciar seus agressores anonimamente, via Ouvidoria.

"Lembramos que a instituição recomenda ações saudáveis e de forma solidária, as campanhas de cunho social e voluntário, como, por exemplo, doações de mantimentos e sangue. Neste novo modelo, todos os integrantes das turmas participam das atividades. Isso é muito positivo, pois, ao mesmo tempo que beneficia a sociedade, também ajuda no acolhimento e na integração dos novos estudantes no ambiente da UFU, que deve ser cada vez mais diverso, plural e inclusivo", comenta a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari.

>>> Leia matérias de arquivo do Comunica UFU sobre esta temática:

Palavras-chave: recepção ingressantes acolhimento graduação proibição trote Prograd Proae UFU