Brasília

Andifes apresenta agenda legislativa das universidades federais a deputados e senadores

Evento contou com a participação de mais de 60 parlamentares de diferentes partidos e representando todos os estados brasileiros

Publicado em 24/03/2023 às 17:40 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Divulgação/Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) recebeu, nesta quarta-feira, 22, parlamentares da 57º Legislatura para um café da manhã, em Brasília. Mais de 60 deputados e deputadas federais e senadores, de todos os estados brasileiros e de diferentes partidos, estiveram reunidos com reitores e reitoras das universidades federais de todas as regiões do país. Na ocasião, a Andifes apresentou a agenda legislativa, composta por pautas prioritárias para o sistema federal de universidades aos parlamentares.

“Agradecemos a vinda de vocês e o apoio cotidiano, sabendo que este apoio está calcado na convicção que os senhores e senhoras têm, como nós também temos, de que as universidades federais brasileiras fazem parte do patrimônio do povo brasileiro e são essenciais para o futuro do país. Tenho certeza de que vocês apostam nelas para construir um Brasil melhor; e fica aqui o convite permanente para caminharmos juntos durante o percurso dessa legislatura”, afirmou, em sua fala de abertura, o presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR).

Na sequência, o secretário-executivo da Andifes, Gustavo Balduino, destacou a diversidade e representatividade dos parlamentares presentes ao evento. “Temos parlamentares de diversos partidos e estados, o que mostra a abrangência da Andifes”, afirmou Balduino.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Flávio Arns (PSB-PR), ressaltou a parceria com a Andifes nas questões da educação pública brasileira. “Estamos na mesma trincheira na Comissão de Educação, nas situações mais sensíveis para as IFES [Instituições Federais de Ensino Superior]. Que nós, na comissão, recebamos a pauta dos desafios das universidades federais, para que essa pauta seja o direcionamento que a comissão vai tomar, junto com a Andifes, que é reconhecida como instituição no Brasil pela qualidade, competência e comprometimento com a educação em nosso país”, frisou Arns.

Já a deputada Socorro Neri (PP-AC), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e vice-coordenadora da bancada acreana, destacou o compromisso, na Comissão de Educação, com as universidades. “No momento da formulação do Orçamento da União para 2024, faremos o bom debate, a boa defesa e os bons encaminhamentos para que o orçamento da universidade pública federal do nosso país não sofra mais esse decréscimo tão vergonhoso nos últimos anos como vimos aqui apresentado. Se não fosse o papel forte da Andifes como âncora nesse processo, mas ao mesmo tempo como um farol a iluminar para onde devemos ir, certamente os prejuízos seriam maiores.”

Veja aqui outras imagens da atividade

Vincular receitas na reforma tributária para as universidades foi o compromisso assumido pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). “Não existe autonomia sem orçamento próprio e suficiente. Eu, como membro da Comissão de Educação, vou brigar para que isso se realize. Contem com o Republicanos e com o Tocantins nessa luta”, afirmou o parlamentar tocantinense.

Nessa linha, o deputado Elder Salomão (PT-ES) acrescentou que o governo busca a reposição do que foi retirado da saúde e educação desde 2016. “Sabemos que a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] do teto de gastos foi para limitar gastos com a área social, mas as universidades federais são estratégicas para o desenvolvimento econômico, ambiental, cultural, e o que foi negado nos últimos anos será colocado com centralidade no novo governo, a ciência, a universidade, a educação e o desenvolvimento com inovação, inclusão social e agenda ambiental forte”, disse o deputado petista.

Os temas educação e universidade federal são suprapartidários, afirmou a deputada Delegada Ione (Avante-MG). “Minas Gerais é o estado onde há o maior número de universidades federais, eu também estudei em uma universidade federal; então, me coloco e coloco meu mandato à disposição da Andifes e dos reitores. Vamos ter outros encontros e alinhar esse fomento e esse apoio importante e esse olhar diferenciado [para a universidade], conversando com outros deputados e deputadas que não puderam estar aqui presentes”, ressaltou a parlamentar mineira.

“Sou egresso da Universidade Federal de Goiás e, como deputado federal, destinei recursos para a Universidade Federal de Goiás para que a gente pudesse dar andamento à pesquisa, inovação e tecnologia. É nisso que nós, parlamentares, temos que atuar, melhorando as condições de ensino das universidades. Através do meu trabalho como parlamentar, tenho que devolver o que a universidade me deu”, disse o deputado Zacharias Calil (União-GO).

Para o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), a pauta apresentada pela Andifes aos parlamentares é muito importante, de apoio e contato da universidade com a sociedade. “A Andifes traz o Brasil do conhecimento, do pensamento, da pesquisa, do ensino e da extensão. Sem isso, não há república brasileira”, afirmou o deputado fluminense.

Já Alice Portugal (PCdoB-BA) agradeceu a Andifes “por ser essa forte âncora em defesa das universidades públicas e sempre com uma pluralidade enorme em nos articular no Congresso Nacional e, ao mesmo tempo, avançar em um diálogo permanente com a comunidade universitária como um todo”, concluiu a deputada.

Palavras-chave: Andifes Reunião parlamentares deputados senadores Brasília