Educação

UFU recebe primeira reunião extraordinária do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes

Regulamentação do ensino híbrido, calendários acadêmicos, reflexos e impactos da greve dos Técnicos Administrativos em Educação foram algumas das pautas discutidas no encontro do Cograd

Publicado em 02/05/2024 às 18:22 - Atualizado em 13/05/2024 às 08:48

Mesa composta por membros da coordenação nacional e coordenações regionais do Cograd, além do reitor da UFU e vice-presidente da Andifes, Valder Steffen Jr. (Foto: Milton Santos)

Nos últimos dias 23 e 24 de abril, ocorreu a primeira reunião extraordinária do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (Cograd), ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro foi realizado no anfiteatro do Bloco 5S, localizado no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e discutiu assuntos como: formas de ingresso; regulamentação do ensino híbrido; calendários acadêmicos; bem como os reflexos e impactos da greve dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs), com a finalidade de coletar os resultados das discussões e questionamentos de tais pautas para encaminhamento à Andifes.

A mesa de abertura contou com a participação de membros da coordenação nacional e coordenações regionais do Cograd, assim como do vice-presidente da Andifes, reitor Valder Steffen Junior (UFU). Houve, ainda, apresentação, apreciação e aprovação do documento consolidado sobre as formas de ingresso nas Ifes – Regional Centro-Oeste; mesa regulamentação da educação híbrida, com apresentação dos estudos já realizados no Cograd – Regional Sudeste; visita técnica com a equipe da Pró-Reitoria de Graduação da UFU; reuniões de trabalho das regionais com debate do calendário das atividades e propostas de trabalho; plenária para discussão e aprovação do texto sobre ingresso nas Ifes. Ao final, a solenidade foi encerrada com uma atividade cultural.

A pró-reitora de Graduação da UFU, professora Kárem Cristina de Sousa Ribeiro, expressou suas considerações sobre a reunião: “É uma honra para nós, da Universidade Federal de Uberlândia, receber um fórum de importância nacional, que é o Cograd, o Colégio de Pró-Reitores de Graduação, um dos órgãos da Andifes. [...] O resultado [da reunião], tenho certeza que vai ser um ganho muito importante para as nossas instituições de ensino superior.”

O coordenador nacional do Cograd, Eduardo Cezari, atual pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), listou algumas pautas que foram discutidas na reunião: “Nós [pró-reitores das Ifes] estamos em Uberlândia para fazermos uma discussão importante para o Colégio sobre o impacto das greves em nossas instituições e também sobre a educação híbrida, diretrizes que norteiam essa metodologia, estratégia de ensino nas universidades e, obviamente, como isso vai impactar nos nossos cursos de graduação”, apontou.

O vice-coordenador nacional do Cograd, professor Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Brasília (UnB), também demonstrou sua satisfação em participar deste momento: “É uma alegria estar aqui na instituição, mais uma vez, e reunir com outros pró-reitores para trocarmos experiências em relação à graduação nas federais.”

Confira, a seguir, uma galeria especial com registros da reunião extraordinária do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior.

Palavras-chave: Reunião encontro Cograd Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Ifes Andifes UFU