Identidade Institucional

Colégio de Gestores faz levantamento sobre Políticas de Comunicação

Processo de implantação na Universidade Federal de Uberlândia é tema de artigo e de discussão entre pesquisadores

Publicado em 03/07/2024 às 10:13 - Atualizado em 03/07/2024 às 16:41

Reuniões e debates para elaboração do documento ocorreram ao longo de cinco meses, no ano de 2022. (Imagens: arquivo Dirco/UFU)

Quantas universidades contam com uma Política de Comunicação? É o que quer saber o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), órgão assessor da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O novo questionário foi compartilhado com os representantes de 69 instituições públicas federais. O último levantamento, realizado em 2022, apontou que apenas 23,5% dessas entidades já implementaram o documento. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) faz parte desse seleto grupo.

A Política de Comunicação da UFU, publicada em 15 de março de 2023, reúne todos os preceitos e critérios que balizam a atuação da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), bem como sua relação com os diversos públicos que interagem com a universidade. Além do documento, também foram divulgados em 2023 o Regimento Interno e a Política Editorial da Dirco.

O pontapé inicial para a criação do documento foi uma reunião do Cogecom realizada em 13 de abril de 2022, em Brasília (DF), quando houve uma chamada para que as instituições elaborassem suas Políticas de Comunicação. A UFU participou desse encontro. No dia seguinte, a Dirco encaminhou ofício ao Gabinete do Reitor (Gabir/UFU) com as tratativas discutidas na reunião do Colégio de Gestores. O ofício destacou a importância da Política de Comunicação para o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão – Pide (2022-2027) da UFU, "haja vista que fomenta e viabiliza as atividades técnicas e de ensino, pesquisa e extensão da área de Comunicação Social da UFU, além de integrar e guiar os fluxos e processos comunicacionais, para que seja preservada a identidade institucional".

Após receber orientações do Gabinete para a elaboração da Política de Comunicação, do Regimento Interno e da Política Editorial, em maio de 2022, a Dirco abriu inscrições para os integrantes da sua equipe manifestarem o interesse em dar seguimento à proposta. Com a publicação de portaria contendo 15 nomes, entre servidores públicos e profissionais terceirizados, a partir da constituição de uma comissão, o próximo passo foi a formação de grupos de trabalho setoriais (GTs). Formados por integrantes da comissão e outros agentes públicos que atuam da Dirco, esses GTs reuniram-se entre maio e setembro de 2022; analisaram as políticas de comunicação de outras instituições; estudaram os textos de pesquisadores da área de comunicação pública; promoveram palestras com profissionais de outras instituições, como a professora Maíra Carneiro Bittencourt Maia (atualmente, diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação - EBC), a professora Maria Lúcia Bettega (Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul) e a jornalista Natália Martins Flores (Agência Bori); levantaram as características e as necessidades locais; e redigiram, em conjunto, os textos preliminares. O material foi encaminhado para apreciação da equipe do Gabinete do Reitor. A Reitoria, por sua vez, despachou o processo administrativo para a Procuradoria Federal junto à UFU. O parecer favorável à adoção da Política de Comunicação foi publicado em fevereiro de 2023.

Em setembro, todo esse processo de estudo e de criação foi apresentado durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2023, considerado o maior encontro de pesquisadores de comunicação da América Latina, realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. As jornalistas Diélen Borges e Renata Neiva, como representantes da Dirco, participaram da sessão "Comunicação organizacional, Comunicação pública e Educação" para explicar aos estudiosos "A política de comunicação da UFU: desenvolvimento e implantação". O artigo completo está no link: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0816202317335664dd32b4af86c.pdf.

Apresentação de Renata Neiva e Diélen Borges, no Intercom 2023
Renata Neiva e Diélen Borges, em apresentação realizada no Intercom 2023. (Foto: arquivo pessoal)

A criação de Políticas de Comunicação nas universidades também foi tema de roda de conversa realizada no Campus Santa Mônica, em abril deste ano, durante o "IV Comunica Ciência, Encontro de Pesquisadores e Comunicadores", um dos principais eventos de divulgação científica promovidos pela UFU. Na reunião destinada ao Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais da Região Sudeste (Cogecom Sudeste), os gestores puderam trocar experiências, referências e soluções para a implementação deste importante documento em cada um dos seus contextos.

O Cogecom Sudeste é coordenado, hoje, por Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Renata Neiva, diretora de Comunicação Social da UFU. Elas convidaram membros de equipes de divulgação científica/comunicação de diversas universidades federais para apresentar aos presentes alguns cases ou projetos de sucesso.

Foto oficial do evento, ocorrido em abril deste ano
Gestores de Comunicação das principais universidades do Sudeste Brasileiro marcaram presença no evento da UFU, ocorrido em abril deste ano. (Foto: Milton Santos)

Palavras-chave: Política de Comunicação Dirco UFU Cogecom Andifes