IV Comunica Ciência

Espaço aberto para a troca de experiências entre os gestores de comunicação das Universidades Federais da Região Sudeste

Publicado em 12/04/2024 às 18:23 - Atualizado em 22/04/2024 às 07:47

Fábia Lima (à esquerda) e Renata Neiva (à direita), durante a reunião do Cogecom Sudeste no IV Comunica Ciência. (Foto: Ítana Santos)

A tarde do primeiro dia do IV Comunica Ciência, 11 de abril, foi destinada à reunião do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais da Região Sudeste (Cogecom Sudeste). Deram início ao encontro as palestrantes Fábia Lima - coordenadora do Cogecom Sudeste e diretora do Centro de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - e Renata Neiva - coordenadora do Cogecom Sudeste e diretora de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Elas convidaram membros de equipes de divulgação científica/comunicação de diversas universidades federais para apresentar aos presentes alguns cases ou projetos de sucesso.

Dessa forma, o momento era para troca de conhecimentos e relatos de dificuldades e soluções encontradas na realização de projetos de divulgação científica em diferentes contextos. No total, foram apresentados cinco casos de sucesso, sendo eles:

• A apresentação da identidade visual, por parte da equipe da Divisão de Desing e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU, do “IV Comunica Ciência”, que abordou os temas das influências estéticas para a elaboração das artes, que deveriam se ligar com as temáticas de divulgação científica, inteligência artificial (IA) e democracia, além de tratar dos impactos positivos e negativos do uso da IA no presente e no futuro;
  • A apresentação do podcast “Ciência ao Pé do Ouvido”, por parte do jornalista Túlio Daniel, sendo esta uma produção da Divisão de Divulgação Científica da Dirco/UFU para falar sobre cotidiano e ciência - um único assunto. Atualmente, conta com mais de 100 episódios já publicados nos principais tocadores de áudio da internet, acumula citações e recomendações positivas em diversos portais especializados sobre o tema de divulgação científica, aprendizado de Português, e a produção de vídeos em Língua de Sinais para acompanharem os episódios nos tocadores de áudio;
  • A apresentação de Fábia Lima sobre como a UFMG se organiza para realizar a divulgação da ciência, mostrando o mapeamento de divulgação científica, que, segundo ela, vai além das esferas institucionais; e o desafio de fazer esse levantamento, pois muitos alunos não sabem que estão fazendo divulgação científica;
  • A apresentação de Francisco Daher, diretor de Comunicação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sobre as estratégias de comunicação utilizadas para o preenchimento das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) naquela universidade, com índice de 96% de preenchimento das vagas;
  • Por fim, Marina Lindsay, coordenadora da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), trouxe um caso de sucesso de divulgação científica da sua universidade, “Conto com Ciência”.

Sobre o Cogecom, Renata Neiva destacou que a ideia de unir esse espaço ao Comunica Ciência foi para que os gestores de comunicação/divulgação científica das 69 Instituições de Ensino Superior Federais pudessem também participar dos debates acerca dos temas da IA, democracia e divulgação científica. Além disso, a diretora da Dirco/UFU ressaltou que “a proposta do Cogecom é sempre compartilhar ideias, tendo em vista a realidade de cada instituição. Então, sempre que alguém traz um caso de sucesso, outro gestor pode entender que aquilo pode funcionar para a sua instituição”.

Ainda sobre essa troca de ideias, a coordenadora de Comunicação Social da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Fernanda Souza, comentou que o evento é muito importante para “cortar atalhos” no momento de implementar soluções de comunicação/divulgação científica nas universidades. “Quando vemos que outros colegas, que passam pelas mesmas dificuldades conseguem superar, ficamos curiosos para saber como fizeram. Aqui encontro atalhos, ao invés de ficar ‘batendo cabeça’ sozinha atrás de uma solução”, argumentou.

Para encerrar o dia, os gestores ainda fizeram uma roda de conversa sobre a criação de Políticas de Comunicação nas universidades, em que puderam trocar experiências, referências e soluções para a implementação deste importante documento em cada um dos seus contextos.

No dia 12, durante a manhã, os gestores visitaram a Mostra "A ciência está aqui", parte da programação do 'IV Comunica Ciência', no Terminal Central de Uberlândia. Por lá, tiveram acesso às diversas pesquisas científicas da UFU que estavam em exposição para a comunidade externa à universidade.

No período da tarde, eles conheceram as instalações da Diretoria de Comunicação Social da UFU (divisões e estúdios). Houve, ainda, reunião do Grupo de Trabalho de Radiodifusão do Cogecom/Andifes. A proposta do grupo é contribuir para a busca de soluções para a consolidação da Rede IFES e da Comunicação Pública.

Grupo de Trabalho de Radiodifusão Cogecom/Andifes reunido. Várias pessoas, em uma das salas do prédio da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU)
Grupo de Trabalho de Radiodifusão Cogecom/Andifes, reunido na tarde de 12 de abril. (Foto: Lucas Almeida)

Palavras-chave: Cogecom IV Comunica Ciência UFU Divisão de Divulgação Científica Divulgação Científica