Representatividade

Membros da diretoria da Andifes se reúnem com ministro da Educação em Fortaleza

Um dos vice-reitores da entidade, reitor Valder Steffen Jr, da UFU, faz parte da comitiva enviada à capital cearense

Publicado em 07/11/2023 às 15:19 - Atualizado em 13/11/2023 às 07:54

Foto: Ribamar Neto / Universidade Federal do Ceará

Os vice-presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor José Daniel Diniz (UFRN), reitor Sylvio Puga (UFAM) e reitor Valder Steffen Jr. (UFU), estiveram reunidos com o ministro da Educação, Camilo Santana, na tarde dessa segunda-feira (6), em Fortaleza (CE), para tratar sobre o orçamento 2023 das universidades federais. A reunião ocorreu na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve também a participação da secretária de Educação Superior, Denise Pires, dos membros da Comissão de Orçamento da Andifes, reitor Demétrius David da Silva (UFV) e reitor Marcus David (UFJF), e do reitor Custódio Almeida (UFC).

Na ocasião, os dirigentes relataram o esforço que tem sido feito pela Andifes junto ao Congresso Nacional para a recuperação do orçamento das Universidades Federais na Lei Orçamentária Anual de 2024. Os reitores ressaltaram, também, a grande preocupação com a situação da execução orçamentária das universidades ainda neste ano de 2023, que necessita de suplementação.

A diretoria apresentou ao ministro um histórico dos orçamentos das universidades desde 2010, destacando as grandes perdas sofridas até o presente. Com isso, os pleitos apresentados foram de suplementação de R$ 500 milhões, ainda em 2023, e de um acréscimo de R$ 2,5 bilhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, de maneira a recuperar o orçamento de 2010, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O ministro Camilo Santana manifestou disposição para o diálogo permanente com a Andifes e falou sobre o esforço do MEC para preservar as universidades federais de contingenciamentos. Disse que está empenhado em encontrar meios para complementar o orçamento de 2023, além de buscar solução para a liberação dos recursos de fonte própria das universidades. Em relação à LOA de 2024, Santana reconheceu a necessidade de ampliar os valores previstos na PLOA e comprometeu-se em trabalhar para isso.

Registro oficial da audiência, com todos os oito participantes postados de pé, sendo que seis estão com os braços cruzados, sobre a barriga
Foto: Ribamar Neto / Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave: Audiência Reunião ministro MEC Camilo Santana Andifes Orçamento Universidades Federais IFES

Conteúdo relacionado