Representatividade

Andifes trata sobre orçamento das universidades federais com Fazenda e MEC

Audiência com ministros Fernando Haddad e Camilo Santana ocorre como desdobramento do encontro com o presidente Lula, realizado no mês passado

Publicado em 16/05/2024 às 19:00 - Atualizado em 27/05/2024 às 07:58

Reitor da UFU, Valder Steffen Jr. (na foto, o primeiro à direita) é um dos vice-presidentes da Andifes. (Foto: Washington Costa/MF)

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representada pelos reitores Márcia Abrahão Moura (UnB), José Daniel Diniz (UFRN) e Valder Steffen Jr. (UFU), esteve em audiência com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o ministro da Educação, Camilo Santana, secretários dos dois ministérios e do Tesouro Nacional. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.

A presidente da Andifes, a reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura, considerou a audiência bastante propositiva e com resultado positivo: “Discutimos o orçamento de 2024, o orçamento de 2025, o financiamento permanente das universidades federais e, também, uma recomposição dos recursos retirados das universidades federais em 2018 para pagamento de aposentados e pensionistas.”

A reunião foi um desdobramento do encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 11 de abril, no Palácio do Planalto. “Nós reconhecemos todo o empenho e esforço do ministro Camilo para que as universidades tenham um financiamento adequado”, apontou a presidente da entidade.

Participaram, também, da audiência os secretários Alexandre Brasil, da Secretaria de Educação Superior (SESu), e Rogério Ceron, da Secretaria do Tesouro Nacional; Gregório Grisa, secretário executivo-adjunto do MEC; Rafael Dubeux, secretário executivo-adjunto da Fazenda; João Paulo Resende, subsecretário de Assuntos Econômicos e Fiscais da Fazenda; e a secretária executiva da Andifes, Lívia Leite.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Andifes Orçamento recursos Reunião Brasília MEC Ministério da Fazenda