'Dica Viajante' realiza mais uma edição nos campi fora de sede

Projeto do Museu Diversão com Ciência e Arte conta com programação em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas durante o mês de março

Publicado em 17/03/2023 às 13:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica), do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU) é um espaço onde ciência, tecnologia e conhecimento são exibidos e discutidos por meio de conteúdos que abordam questões do cotidiano de forma contextualizada e lúdica. No museu, os visitantes podem interagir manualmente e mentalmente com materiais e experimentos científicos que estimulam a curiosidade e despertam o interesse pela ciência, ajudando no desenvolvendo do pensamento crítico num ambiente de aprendizado informal.

Aprender Física pode ser uma tarefa difícil, mas não precisa deixar de ser prazerosa. Você acha que é possível aprender Física se divertindo? O projeto "Dica Viajante" acredita que sim. Ele consiste numa exposição, com conteúdo de Física, na qual crianças, adultos e adolescentes podem aprender e se divertir, enquanto observam os fenômenos físicos, por meio de experimentos interativos. Aberto a toda a população - com visitas agendadas de alunos da Educação Básica -, o Dica Viajante é um dos projetos de itinerância do Museu Dica. Neste mês, ele está marcando presença nos campi da UFU nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Foto: Divulgação

O museu, que tem como intuito promover e estimular a disseminação da cultura científica, propicia a participação da comunidade em temas científicos e tecnológicos, sendo um espaço que valoriza a convivência, o lazer e a inclusão social e também busca aumentar a consciência dos indivíduos sobre o papel e a importância da ciência na sociedade, abrindo-lhes a possibilidade de aproveitar a natureza e a arte. Confira, abaixo, o cronograma em cada cidade e como participar:

Ituiutaba

• Parceiros: Pibid/Residência Pedagógica/Icenp - UFU

Local 1: Campus Pontal – Laboratório de Ensino de Física, Bloco A, Sala 204

• Datas: de 14 a 17 de março
  • Horários: das 8h às 17h

Local 2: Saguão da Prefeitura (Praça Central) – Ituiutaba

• Data: 18 de março
  • Horário: das 9h às 12h

Não é necessário fazer uma inscrição prévia para participar.

Monte Carmelo

• Parceiro: Infis/UFU
  • Local: Campus Monte Carmelo
  • Datas: de 20 a 24 de março
  • Horários: das 8h às 17h
  • Inscrições por e-mail: sorandra@ufu.br

Patos de Minas

• Parceiro: Infis/UFU
  • Local: Campus Patos de Minas - Pátio do Pavonianos
  • Datas: de 27 a 30 de março
  • Horários: das 13h30 às 17h
  • Inscrições por e-mail: daniele@ufu.br

Para mais informações sobre o Dica Viajante, basta entrar em contato via e-mail (museudica@infis.ufu.br) ou  pelo telefone (34) 3230-9517.

Palavras-chave: Física Ciências Museu ensino