Nova edição do Programa de Iniciação Artística abre processo seletivo

Inscrições vão até esta segunda-feira, 10 de abril. Programa incentiva a pesquisa dos discentes vinculados à área das Artes

Publicado em 13/03/2023 às 11:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Alexis F.S.

Um fato interessante, mas que poucas pessoas sabem. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece aos estudantes vinculados à área de Artes o Programa de Iniciação Artística, conhecido pela sigla "Pìna". A iniciativa é desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult) e com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae).

A notícia boa é que as inscrições para o novo edital do programa foram abertas em 14 de março e vão até 10 de abril, segunda-feira. O Pina tem como objetivo incentivar a pesquisa e permanência dos estudantes de graduação ligados ao Instituto de Artes (Iarte), considerando os cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, contribuindo para o fortalecimento de sua formação profissional.

No total, serão selecionados 16 estudantes, que receberão bolsa mensal no valor de R$ 400, no período de 12 meses. Os recursos são provenientes do orçamento da UFU e do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A dedicação ao projeto exigida dos bolsistas será de 12 horas semanais.

Exposições passadas

Em janeiro de 2023, aconteceu a exposição da 1ª Mostra Pina da UFU, na qual foram apresentadas mais de 10 pesquisas. Um dos projetos exibidos foi da estudante Yumi Ishikawa, do 9º período de Dança: “Você está ou deseja estar em algum processo artístico?”.

O projeto veio com o objetivo de auxiliar e guiar as pessoas que desejam iniciar uma pesquisa científica. A ideia surgiu devido a uma frustração da estudante, conforme ela mesma explica: “Eu me sentia perdida e sem rumo, em relação ao desenvolvimento de um projeto. Daí apresentei a proposta desse, o qual vem com um caderno de anotações que posso descrever como um livro-chaveiro que pode ser seu dramaturgista ou amigo conselheiro.”

Projeto apresentado por Yumi Ishikawa. (Foto: Alexis F.S.)

Yumi considera que o Pina foi importante para seu desenvolvimento, já que esse tipo de pesquisa artística não segue um parâmetro científico. “Para mim, foi mais que uma pesquisa artística; poder pesquisar o que eu desejo é ótimo. Desse jeito podemos mostrar nossa essência", aponta. Embora considere a pesquisa importante para o desenvolvimento acadêmico, ela relata que desenvolver trabalhos arquitetados como esses é caro. "Por isso, a bolsa é de suma importância, pois, com ela, nós, pesquisadores, podemos levar os projetos até o final. Sem o auxílio, os estudantes tenderiam a abandonar o projeto, por falta de recursos necessários para finalizá-lo”, complementa.

Entrega dos livro-chaveiros. (Foto: Alexis F.S.)

Claudia Müler, docente do curso de Dança na Universidade Federal de Uberlândia, foi orientadora de três projetos do Pina, incluindo o de Yumi. Ela diz que “orientar um projeto envolve diferentes questões; é necessário se conectar com o aluno, pois são formas de agir diferentes”.

Orientadora Claudia Müller parabenizando Yumi. (Foto: Alexis F.S.)

Sobre o processo de orientação na pesquisa, Müller afirma ter instrumentos de feedback específicos para cada discente, escutando-os e oferecendo matérias com vínculos à pesquisa. Ela fala que “não existe fórmula para as artes; é muita tentativa e erro”. Ao concluir, enfatiza que seu objetivo orientando é "mostrar que arte também é pesquisa".

Inscrição

Para se candidatar no processo seletivo, o estudante deve checar os requisitos e instruções disponíveis no Portal de Editais e Concursos da UFU, onde também serão divulgados os resultados da avaliação preliminar, da análise dos recursos e a classificação final.

Dúvidas sobre o edital podem ser sanadas com a equipe da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), da Diretoria de Cultura da UFU (Dicult), pelo e-mail difoc@proex.ufu.br ou no telefone (34) 3291-8941.

No vídeo abaixo, o diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, comenta um pouco mais sobre o Pina, cuja primeira mostra ocorreu em janeiro deste ano.

Palavras-chave: inscrições Pina 2023 dicult PROEXC UFU