Pular para o conteúdo principal
#ESPECIALUFU45

‘Qualquer coisa que uma mulher recebe ela engrandece’

Projeto da UFU que atende mulheres imigrantes em Uberlândia recebeu doações de equipamentos da Receita Federal. Parceria é um bom exemplo das ações extensionistas desenvolvidas pela universidade, ao longo dos 45 anos de federalização

Publicado em 13/03/2023 às 09:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

“Eu acredito muito que essa ação que está acontecendo agora dentro da Receita Federal, além de pensar na sustentabilidade e na destinação desses materiais, vai apoiar muito essas mulheres que aqui, hoje, estão. Que esses itens possam ajudar vocês no seu dia a dia, na profissão de vocês, no estudo, na escola, na família…”, disse a professora Juliana Faquim, da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) na solenidade de “Destinação temática, sustentável e solidária” da Receita Federal de Uberlândia, realizada na última quarta-feira, 8 de março.

O evento, no Dia Internacional da Mulher, ocorreu simultaneamente em diferentes cidades de Minas Gerais. Em Uberlândia, o encontro ocorreu no auditório da Delegacia da Receita Federal (DRF). Cada município da região teve uma instituição ou projeto voltado para atendimento às mulheres escolhido para a destinação do material. Neste caso, o projeto UAI: UFU Acolhe Imigrantes, da Estes, foi a ação benefeciada pela iniciativa na maior cidade do interior do estado.

12 mulheres do projeto UAI foram convidadas a participar do evento e receber, em primeira mão, as doações da DRF em parceria com a UFU. (Fotos: Milton Santos)

Como convidadas, e representantes da UFU, estiveram presentes a professora Juliana Faquim, que é a coordenadora do projeto, e a diretora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), Cristiane Betanho. Os representantes da Receita Federal que participaram do evento foram a chefe de Seção de Programação e Logística, Sonia Maria da Silva; a analista tributária e chefe de Equipe de Gestão de Pessoas, Aparecida Cristina Vieira Caetano; e o auditor fiscal e delegado da Receita Federal de Uberlândia, Luiz Cláudio Martins Henriques.

Os itens desta doação - smartphones, vestuários, utensílios domésticos, aparelhos eletrônicos, entre outros - são provenientes de apreensões realizadas pela Receita Federal. O órgão busca proporcionar uma destinação sustentável, de forma que dê retorno para a sociedade civil e contribua com o desenvolvimento de trabalhos sociais e a promoção dos direitos de alguns grupos - sendo que, no caso do mês de março, o público-alvo foram as mulheres. Na área de atuação da DRF de Uberlândia, que abrange todo o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e um pedaço do Noroeste de Minas, 33 instituições com trabalho voltado às mulheres foram beneficiadas.

A UFU é uma parceira de longa data da DRF e já recebeu esses tipos de doações em outras ocasiões. Como a temática do evento era mulheres, o projeto UAI foi escolhido por estar vinculado a um programa institucional da Proexc, chamado Universidade da Mulher (UFU Mulher), que abriga várias ações dentro da universidade voltadas para o público feminino. Na ocasião, 12 mulheres, que são atendidas pelo projeto, estiveram presentes. Imigrante venezuelana, a costureira Ehvis Mitchel foi uma delas e discursou pelas colegas, em agradecimento às doações. Antes de dizer suas palavras, fez referência à frase de um pregador religioso, Brigham Young: “Você educa um homem: educa um homem. Você educa uma mulher: educa uma geração”. Após a citação, ela complementou: "Qualquer coisa que uma mulher recebe, ela engrandece. Se dá uma casa, ela transforma em um lar. Se dá alimento, ela transforma em refeição.”

Ehvis Mitchel cumprimentando o delegado da DRF de Uberlândia, Luiz Cláudio Martins Henriques

 

UFU 45 anos

A Universidade Federal de Uberlândia está, neste ano, comemorando 45 anos de federalização. Durante todo esse tempo, a instituição sempre visou ao atendimento comunitário e o retorno do investimento do país na universidade para o povo. Tanto é, que o lema da UFU é “um bem público a serviço do Brasil”, o que também agrega os imigrantes que vivem no nosso país.

Com a pandemia da covid-19, a UFU, por meio da Estes, viu a necessidade de ajudar a população a lidar com o desemprego que assolou o país durante o período de isolamento social. O UAI: UFU Acolhe Imigrantes foi, então, um projeto desenvolvido durante a pandemia para capacitar 300 mulheres imigrantes ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Esse projeto ofertou uma capacitação profissional na área de higienista de serviços de saúde, que naquele momento era uma grande demanda do mercado de trabalho, mas essas mulheres não tiveram aulas somente da capacitação técnica”, afirma Faquim.

Algumas das mulheres atendidas pelo projeto UAI

Além da capacitação, o projeto também desenvolveu uma matriz metodológica que incluía a ministração de disciplinas de português para estrangeiras, promoção da saúde, saúde da mulher, noção de empreendedorismo, entre outras várias disciplinas que, para além da capacitação técnica, visaram, naquele momento, apoiar essas mulheres que viviam em situação de vulnerabilidade social.

“A gente acredita muito, dentro da universidade, que o acesso à Educação é a chave principal para diminuir as desigualdades sociais. A Educação muda a vida de uma mulher e uma mulher pode mudar a vida de uma geração inteira que vem depois dela. Vocês sempre são muito bem-vindas e acolhidas na UFU”, ressaltou a coordenadora.

Professora da Estes, Juliana Faquim está à frente do projeto UAI

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

>>> Leia também: 

 

Palavras-chave: doações Mulheres UAI DRF #especialUFU45

A11y