RedeIFES é apresentada no III Comunica Ciência

Integrantes do Cogecom e do Canal Futura participaram da roda de conversa

Publicado em 14/04/2023 às 08:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Proposta é fazer comunicação pública fortalecendo eixos de trabalho das universidades. (Fotos: Marco Cavalcanti)

Em uma roda de conversa, gestores da área de comunicação social conversaram sobre o fomento da comunicação pública. O encontro foi umas das atividades do III Comunica Ciência: Encontro de Pesquisadores e Jornalistas, que aconteceu nos últimos dias 11 e 12, para discutir o tema “Onde está a ciência hoje?”. Ele foi organizado pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), com apoio da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da ComTec Administradora de Terminais e do Canal Futura, vinculado à Fundação Roberto Marinho.

No período da tarde do primeiro dia, aconteceu a roda de conversa “Conheça a RedeIFES e como as universidades federais podem fomentar a comunicação pública”. Participaram da conversa a jornalista e diretora do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), Maíra Bittencourt; a coordenadora do Cogecom/Sudeste, Fábia Pereira Lima; o jornalista e vice-diretor do Cogecom, Ivanei Salgado; a superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Thaiane Moreira de Oliveira; e o publicitário e diretor adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto. A mediadora foi Renata Neiva, jornalista, doutora em Educação e diretora de Comunicação Social da UFU.

Durante a conversa, houve apresentação da proposta da RedeIFES. Inicialmente, foi feita uma pesquisa para identificar as áreas em que é trabalhada a comunicação nas instituições e aspectos que são importantes de serem fortalecidos. “Nós tiramos da pesquisa sete eixos de atuação. Esses eixos contemplam as diferentes atividades que realizamos nas nossas instituições. Assim, é uma proposta de comunicação pública e de uma política pública de intervenção social, a partir das estruturas de comunicação das universidades”, explica Bittencourt.

Os sete eixos definidos foram: audiovisual (TVs, rádios e streaming);  agência de divulgação científica; soluções tecnológicas para suporte à comunicação; parcerias com iniciativas públicas e privadas; rede de pesquisa em comunicação pública, educativa e de divulgação científica; cursos e capacitações para a comunicação pública, educativa e de divulgação científica; e comunicação estratégica e campanhas integradas.

Colégio de Gestores conta com sete coordenadores que representam cada região do país

O Cogecom foi criado em 2016 e tem como principal objetivo assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). “Ele é também um espaço de luta política, de articulação para a gente conseguir ter incidência sobre o desenvolvimento de algumas agendas que interessam à comunicação pública do país”, completa Lima.

Como um dos próprios eixos definidos para a RedeIFES, o Canal Futura surge como uma parceria para fortalecer os trabalhos propostos. “O Futura, como um canal de educação que é, que atua em todo país e em várias redes, sejam escolas, universidades, instituições, sempre trabalhamos de maneira colaborativa. De fato, é uma oportunidade de crescimento e consolidação da área, e para a gente é poder mostrar todas essas interfaces das universidades, sejam pesquisa, extensão ou ciência e promover o conhecimento”, finaliza Jacinto.

O III Comunica Ciência contou ainda com a roda de conversa “Onde está a ciência hoje?” e com a mostra de trabalhos “A ciência está aqui”, que aconteceu no piso superior do Terminal Central, principal estrutura de transporte público de Uberlândia. Veja mais fotos do evento aqui.