CIÊNCIA

'Ciência ao Pé do Ouvido' discute temas ligados ao meio ambiente

Episódio #82 do podcast aborda a importância da preservação e de ações sustentáveis

Publicado em 23/05/2023 às 10:00 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Arte: Ludimila Castro

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) divulgou o sexto relatório sobre mudanças climáticas em 2022, intitulado “Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade”. O diagnóstico alerta que ainda é possível amenizar alguns dos impactos ambientais nos próximos anos, caso ações sejam tomadas no presente. Quem tenta colocar esse aviso em prática é Gabriel Ferri, egresso do curso de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da criação de conteúdo voltado para a preservação da natureza no Instagram “Planeta Pós Pandemia”, além de pesquisar sobre o impacto socioambiental positivo na pós graduação.

No episódio #82, Ferri fala sobre seu trabalho acadêmico e profissional. Também foram abordadas ações que podemos implementar no nosso dia a dia, como, por exemplo, colocar em prática os três R's: reutilizar, reciclar e reaproveitar. Mas, conforme nosso entrevistado comenta e mostra em seu Instagram, existem muitos outros comportamentos e atitudes que podemos adotar em prol do meio ambiente.

Além disso, o convidado Eunir Augusto Reis, coordenador da Divisão de Planejamento Socioambiental da UFU, comenta sobre o papel do poder público na preservação do meio ambiente – que, no caso da universidade, se dá pela atuação de órgãos não especializados. Reis aproveitou a oportunidade para convidar os nossos ouvintes a acompanhar a Mostra UFU Sustentável, que irá comemorar o Dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 do próximo mês. O evento acontece em 1, 2 e 5 de junho no Campus Santa Mônica. A programação completa pode ser conferida em: www.sustentavel.ufu.br.

Se interessa pelo assunto? Quer saber mais sobre como praticar a preservação do meio ambiente? Ouça o podcast na sua plataforma de áudio favorita: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public e Anchor.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Palavras-chave: #Ciência meio ambiente UFU Sustentável Ciência ao Pé do Ouvido; Podcast;