Pular para o conteúdo principal
#ESPECIALUFU45

Temporada do 'UFUCast' termina com edição especial sobre os 45 anos de federalização da UFU

Episódio 59 do videocast contou com a participação do reitor Valder Steffen e de um dos servidores há mais tempo em atividade na instituição, o fotógrafo Milton Santos

Publicado em 19/05/2023 às 13:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:10

Arte: Abrão Júnior

Na última edição da primeira temporada do UFUCast, transmitida no último 4 de maio, os jornalistas Matheus Minuncio e Sara Camelo entrevistaram o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Junior, e o fotógrafo Milton Santos, da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). "Em pauta e prosa", os 45 anos de federalização da instituição, todas as conquistas e desafios desta trajetória, contadas por duas testemunhas oculares da história.

 

Gênesis

O começo de tudo pode ser traçado bem antes do “ano zero” da federalização da universidade, visto que precisaria existir algo estruturado antes para passar por esse processo. Logo, o ancestral que deu origem à UFU surgiu no ano de 1957, na criação do Conservatório Municipal de Uberlândia, aquela que foi a primeira escola de Ensino Superior do município de Uberlândia.

Durante a passagem de uma década, o Ensino Superior na cidade floresceu cada vez mais, com as criações da Faculdade de Direito e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1960; da Faculdade Federal de Engenharia, sendo a primeira escola de Ensino Superior pública de Uberlândia (1961); da Faculdade de Ciência Econômicas (1963) até resultar na gênese - Universidade de Uberlândia (UnU) - que veio a integrar todas as seis escolas de Ensino Superior da cidade em uma única instituição, no ano de 1969. (Confira a linha do tempo da Universidade Federal de Uberlândia)

Federalização

Fato é que a história da universidade, do próprio município e do país se misturaram (e seguem se misturando) bastante. Haveria UnU sem a provocação de um jornalista ao presidente Juscelino Kubitschek, anos antes, durante uma entrevista sobre o cumprimento de todos os artigos da constituição, sendo um destes o estabelecimento da capital federal no Planalto Central do país? Haveria desenvolvimento educacional no município sem a importância que este adquiriu pela proximidade com Brasília? A expansão econômica viria, pelo fluxo de pessoas e empresas, sem essa importância? Uma certa empresa de refrigerantes viria para a cidade ou um estudante de Uberlândia estaria estudando fora do país? Estas perguntas todas, principalmente a última, acrescentam mais um elemento da constatação inicial: a história das pessoas também se mistura com a trajetória de construção e consolidação da universidade. Mas, voltemos à linha do tempo.

Em quase 10 anos desde a criação da Universidade de Uberlândia, a expansão seguiu, com novas faculdades e espaços surgindo: a Faculdade de Odontologia (1970); Hospital de Clínicas de Uberlândia (1970); Faculdade de Medicina Veterinária (1971); Faculdade de Educação Física (1971) etc. Até a expansão se transformar em federalização, em 1978, 45 anos atrás. Troca “n” por “f”, e nasce a UFU - Universidade Federal de Uberlândia.

 

Um pedaço da história entre nós

Os dois entrevistados do "UFUCast" de número 59 viram e viveram de perto essas mudanças na UFU e permanecem fazendo parte dessa história viva da instituição, que segue avançando.

O fotógrafo Milton Santos - que adora ser chamado por seu apelido no meio futebolístico, "Milton Passarela" - é uma das pessoas mais conhecidas da UFU e entrou de uma forma bem curiosa nos quadros de pessoal da universidade. Ele narrou assim: “Meu primeiro contato com a UFU foi com o professor José de Paula de Carvalho, que era reitor em 1977. Eu jogava bola no time do XV, que era patrocinado pela UnU, e, a partir disso, ele me convidou para que eu viesse trabalhar aqui. Eu falei para ele que não conhecia nada de fotografia, já que eu trabalhava em uma fábrica de refrigerantes, mas ele me disse: ‘Você vai entrar lá e não vai sair; precisam que você resolva o nosso problema [com as fotografias]’; daí eu vim para cá.”

À frente da Reitoria desde 2017, Valder Steffen já ocupou diversos cargos na instituição e relatou no videocast que estava estudando fora do país no momento da federalização: “Eu fui contratado pela Faculdade Federal de Engenharia em 1976, antes da federalização. Acompanhei esse processo a distância. Lembro que havia muita preocupação, porque acreditava-se que havia mais risco da Faculdade de Engenharia se tornar privada do que o conjunto de escolas de Ensino Superior formar uma universidade debaixo do guarda-chuva federal."

De lá pra cá, Milton e Valder, em diferentes níveis, seguiram acompanhando essa história, seja nos cliques fotográficos que registram todos os projetos, construções e formaturas de estudantes da UFU, seja nos atos administrativos e reuniões do reitor em busca de mais recursos para dar vazão aos projetos da Universidade Federal de Uberlândia.

UFU 45 anos

"Conquistas", "desafios" e "expansão" são termos que podem retratar os 45 anos da Universidade Federal de Uberlândia, principalmente pela sua expansão para além das fronteiras de Uberlândia, com a criação dos campi Pontal (em Ituiutaba), Patos de Minas, e Monte Carmelo, além da ampliação do Hospital de Clínicas, que atende toda a região próxima.

No entanto, os desafios para trabalhar com um orçamento cada vez mais reduzido desde 2017, perdendo cerca de 20 milhões de reais todos os anos, tornaram lento e dificultoso o processo de crescimento da universidade. Apesar disso, ela segue sendo referência nacional, materializado na nota máxima dada pelo Ministério da Educação (MEC), no último processo de recadastramento institucional, que avaliou a qualidade da instituição e suas estruturas.

Apesar disso, as palavras escolhidas pelos personagens para definir a UFU, que viram essa trajetória toda, definem melhor que os termos mencionados um pouco acima. Para Milton, "felicidade, por estar em uma instituição tão linda como essa, que proporciona a oportunidade de muitas pessoas crescerem aqui dentro”. Valder destaca a “conquista, pois a Universidade Federal de Uberlândia não foi ganha, foi conquistada! Exigiu o esforço de muita gente, desde a comunidade local, até os primeiros dirigentes da universidade que se empenharam para que pudéssemos chegar no que chamamos hoje de Universidade Federal de Uberlândia”.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: #especialUFU45 UFU ufucast ufu45 federalização Ensino Superior MEC história

A11y