UFU

UFU: 45 anos de história

Desde a federalização, em 1978, a universidade tem alcançado destaque nacional e internacional

Publicado em 25/05/2023 às 16:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Logo oficial dos 45 anos de federalização da Universidade Federal de Uberlândia. (Imagem: Arte Institucional)

Há uma lenda japonesa que fala sobre um senhor que vivia na Lua. Independentemente da idade que se prolongava pelos milhares de anos cósmicos, quando a noite terrestre também chegava ao solo lunar, o homem saía em busca de almas que tivessem coisas para viverem ou aprenderem juntas. Quando as encontrava, ritualmente, ele levava a mão ao bolso, puxava um longo fio vermelho e amarrava as duas extremidades no dedo mindinho de cada um dos espíritos, ligando-os por toda a eternidade.

Por sorte ou ironia de uma vida inteira de buscas pela completude, milhares de fios se embolam, se encurtam, se afastam e se encontram nos mais variados ambientes cotidianos. Em meio aos mais de 20 mil alunos que passam pelos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as histórias daqueles que creem ou não no fio do destino também se entrelaçam na busca pelo saber.

Entrada principal do Campus Santa Mônica da UFU. (Foto: Milton Santos)

Longe dos moldes que conhecemos hoje, a UFU — antiga Universidade de Uberlândia (UnU) — teve o seu surgimento na década de 1950, mas a sua existência só foi oficializada no dia 24 de maio de 1978, durante a atuação do então presidente Ernesto Geisel. A partir daí, o nome da Federal de Uberlândia, que já propunha encontros e despedidas, começou a ecoar por todo o Brasil.

Desde então, os fios vindos das mais variadas regiões começaram a se encurtar pelas ruas com nomes de pássaros e árvores [como acontece no Campus Santa Mônica da UFU]. São pessoas que saem de cidadezinhas com 3 mil habitantes ou que deixam as capitais movimentadas para construir as histórias que marcam os 45 anos da UFU.

Hoje, graças a todos aqueles que um dia chegaram à enorme casa com o número “2121”, o sonho de ensino da Universidade Federal de Uberlândia se expande em sete campi, quatro em Uberlândia, um em Ituiutaba, um em Monte Carmelo e um Patos de Minas. Quantitativamente, são aproximadamente 30 mil histórias que, desde graduandos, pós-graduandos, técnicos, professores e terceirizados, todos os dias transformam os municípios onde estão inseridos.

Enquanto um dos principais objetivos da universidade, democratizar o acesso ao Ensino Superior e garantir uma educação de qualidade exemplar, em 2023 já mostram-se em execução. A UFU entrou para o seleto grupo de instituições com nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) e se encontra como uma das melhores universidades do mundo de acordo com o QS World University Rankings. Ainda, 50% das vagas são destinadas a egressos de escolas públicas.

Para o amanhã, o desejo que nos pulsa é o de que mais destinos se enlacem pela UFU, que os fios de aprendizado jamais se arrebentem e que novos olhos brilhantes vislumbrem os próximos 45 anos dessa história escrita por inúmeras mãos.