Pular para o conteúdo principal
Recredenciamento

UFU recebe nota máxima na avaliação do MEC

Universidade foi avaliada no processo de recredenciamento institucional

Publicado em 08/02/2023 às 10:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) agora faz parte um seleto grupo de instituições de ensino superior com nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A universidade recebeu Conceito Institucional (CI) 5 no processo de recredenciamento, realizado entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro.

A avaliação foi realizada via remota. Além de reuniões com gestores, a comissão avaliadora do MEC ouviu estudantes, técnicos administrativos e professores. Também foram realizadas visitas virtuais às instalações da universidade. O recredenciamento é válido por 10 anos. 

O reitor Valder Steffen Junior parabenizou o envolvimento dos servidores e estudantes durante o período de avaliação. “Foi um processo tranquilo, capaz de demonstrar, para a comissão, a grandeza da nossa Universidade Federal Uberlândia”, ressaltou.

 

UFU entre as melhores

O resultado obtido pela UFU na avaliação institucional coloca a universidade entre as melhores do país. Afinal, a nota máxima foi obtida somente por 10 das 68 universidades federais listadas no sistema E-mec. 

Metade das universidades registradas (34) obteve nota 4. Outras 15 foram avaliadas com nota 3 e uma com nota 2. Oito instituições não têm registro de conceito institucional. Confira o resultado da avaliação de todas as universidades federais:

 

 

O Conceito Institucional varia de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Nesse caso, o MEC solicita mudanças e a instituição deve aderir para evitar punições ou desclassificações. A partir da nota 3, a universidade é aprovada e sua avaliação é considerada positiva. Quanto maior a avaliação, melhor é a instituição na perspectiva do MEC.

O recredenciamento da UFU foi destaque no Informativo TVU desta terça-feira (07/02). Confira depoimento do reitor e participação da pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro, no programa.

 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Recredenciamento MEC avaliação institucional

A11y