Orçamento

Em audiência com a Andifes, MEC assegura recursos para as universidades federais

Ministro Camilo Santana anunciou liberação imediata de R$ 150 milhões para as despesas mais urgentes

Publicado em 01/12/2023 às 16:18 - Atualizado em 06/12/2023 às 15:41

Foto: Divulgação / Andifes

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, para tratar sobre a necessidade de complementação orçamentária para fechar as contas das universidades federais em 2023. A audiência foi na sede do MEC, em Brasília, na noite desta quinta-feira (30/11).

O ministro assegurou o valor de R$ 150 milhões, imediatamente, para as despesas mais urgentes, e se comprometeu em trabalhar junto ao Executivo e o Congresso para viabilizar complementações a esse valor. “As universidades são prioridade do Governo, e estamos fazendo tudo o que podemos para garantir o adequado financiamento do ensino superior público”, afirmou.

Na avaliação da presidente da Andifes, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, a reunião foi muito positiva. “Foi uma ótima reunião e vamos continuar trabalhando, juntos, para que as universidades federais tenham todas as suas necessidades atendidas”, concluiu.

Além do ministro e da presidente da Andifes, participaram da reunião os vice-presidentes reitor José Daniel Diniz (UFRN), reitora Lúcia Pellanda (UFCSPA) e reitor Sylvio Puga (UFAM), a secretária de Educação Superior, Denise Pires, o secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco, e o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Adalton Rocha de Matos.

Palavras-chave: Reunião Andifes Ministério da Educação MEC recursos Orçamento universidades federais