Mobilidade Acadêmica

UFU abre segundo edital de credenciamento para mobilidade internacional em 2023

Seleção recebe inscrições até 6 de junho e contemplará as chamadas complementares que serão lançadas entre 1º de julho e 31 de dezembro deste ano

Publicado em 19/05/2023 às 11:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:10

Inscrições vão até 6 de junho. (Imagem: Divulgação/DRII)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII) e do Comitê de Programas de Mobilidade (CPM), divulgou o 2° Edital de Credenciamento do ano de 2023, com o objetivo de homologar e pré-classificar estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento que desejam participar dos programas de mobilidade internacional.

O edital visa selecionar os candidatos que desejam concorrer às vagas oferecidas pelos programas de mobilidade internacional, com exceção dos programas BRAsil France Ingénieur TECnologia (Brafitec) e Programa Eiffel de Bolsas de Excelência, na modalidade presencial.

A seleção é para os editais de chamadas complementares que serão lançados entre 1º de julho de 2023 e 31 de dezembro de 2023. Desta forma, todos os estudantes interessados devem submeter-se a este edital de credenciamento, que irá homologar e pré-classificar os candidatos.

Vale ressaltar que o edital não possui critérios de seleção, mas sim de classificação e elegibilidade. Os estudantes homologados e pré-classificados pelo Edital DRII nº 8/2023 estarão aptos a participar das chamadas complementares que serão publicadas no site oficial da UFU, após análise e parecer do CPM.

Requisitos, inscrições e procedimentos

O candidato interessado em participar do processo de inscrição para a mobilidade internacional deve atender aos requisitos obrigatórios listados no Quadro 01 do edital. Esses requisitos incluem ser discente regularmente matriculado em um curso de graduação da UFU, não ter a matrícula trancada, possuir nacionalidade brasileira ou visto permanente brasileiro, não ter sido transferido para a UFU nos últimos três semestres e não ter realizado um novo ingresso no próprio curso por meio de processo seletivo na UFU nos últimos três semestres. Além disso, o candidato não deve possuir processo administrativo disciplinar ou pendência documental registrados no histórico escolar da universidade. Também é necessário ter condições de cumprir, no mínimo, um semestre letivo na UFU após o término do período de mobilidade.

O processo de inscrição é gratuito e deve ser feito, dos dias 18 de maio a 6 de junho, a partir do envio da documentação de inscrição pelo candidato ao e-mail do Setor de Protocolo da UFU: sepro@reito.ufu.br. A mensagem eletrônica deve ser nomeada como "Inscrição - Edital DRII/UFU Nº 08/2023_nome completo do estudante".

No Quadro 02, são mencionados os documentos necessários para a inscrição, incluindo o formulário de inscrição (Anexo II), cópia do Currículo Lattes e dos documentos comprobatórios do currículo (conforme Planilha de Pontuação disponível no Anexo III), documentação de homologação da inscrição pela coordenação de curso, Histórico Escolar original e atualizado com o Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) e Atestado de Matrícula atualizado emitido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFU).

É importante que os documentos estejam legíveis, sem sombras, borrões ou reflexos, e que sejam encaminhados apenas em formato de arquivo PDF. Os arquivos devem respeitar o limite de tamanho de 25MB e é responsabilidade do candidato encontrar maneiras de compactá-los, caso necessário.

Após o recebimento da mensagem, o Setor de Protocolo da UFU encaminhará a documentação do candidato à DRII, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Todos os itens descritos no Anexo III serão analisados pela Banca Examinadora, formada por membros do CPM, levando em consideração o período a partir do ingresso do discente no curso de graduação da UFU, exceto em caso de transferência para o mesmo curso.

Além disso, a inscrição do candidato precisa ser homologada pela sua respectiva coordenação de curso. Este processo ocorrerá de forma simultânea ao período de inscrições estabelecido no edital. Para que a inscrição seja considerada válida, é preciso encaminhar toda a documentação solicitada no Quadro 02 do edital para a coordenação de curso. O recomendado é que o estudante faça o envio da documentação com, pelo menos, dois dias úteis de antecedência da data de término das inscrições.

• 18/05/2023 a 06/06/2023 (até as 17h – Horário de Brasília): Inscrições;
  • 08/06/2023 a 20/06/2023: Análise da Etapa de Pré-Classificação pela Banca Examinadora;
  • 21/06/2023: Divulgação do resultado preliminar da Etapa de Pré-Classificação;
  • 22/06/2023 e 23/06/2023: Apresentação de eventual recurso;
  • 26/06/2023 a 29/06/2023 (até as 17h – Horário de Brasília): Análise de eventuais recursos pela Banca Examinadora;
  • 30/06/2023: Divulgação do resultado final da Etapa de Pré-Classificação.

Mais informações podem ser conferidas na página do edital, no site da DRII.

Palavras-chave: UFU DRII Mobilidade acadêmica Mobilidade Internacional intercâmbio