DIVERSIDADE

UFU promove nova edição do 'Maio da Diversidade', voltado à comunidade LGBTQIAP+

Campanha reúne várias atividades com objetivo de visibilizar o movimento e debater o preconceito e a discriminação enfrentados pelos seus membros

Publicado em 11/05/2023 às 10:58 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Atividades ocorrem entre os dias 17 de maio e 1º de junho. (Imagem: Proae)

Durante este mês, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), por meio da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), realiza o “Maio da Diversidade”, um evento que busca dar visibilidade ao movimento LGBTQIAP+ e conscientizar sobre a necessidade de respeito à diversidade sexual e de gênero.

O mês de maio é marcado por uma série de atividades que têm como objetivo promover reflexões sobre o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais e outras pessoas que se identificam como parte da comunidade LGBTQIAP+.

A escolha deste mês para realização da campanha remete ao 17 de maio, conhecido como o "Dia Internacional do Combate à Homofobia e Transfobia". Há mais de 30 anos, nessa data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais, o que representou um marco simbólico para a causa.