Cooperação

Docente da UFU participa de delegação brasileira em missão a Portugal

Carlos Ueira Vieira, do IBTEC, coordena o INCT TeraNano

Publicado em 22/06/2023 às 11:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Ueira apresentou o TeraNano durante a missão técnica. (Foto: Divulgação)

Carlos Ueira Vieira, docente do Instituto de Biotecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (IBTEC e PPGGB/UFU) está integrando a delegação brasileira em uma missão técnica nas cidades de Braga e Lisboa, em Portugal. Entre as atividades, que ocorrem entre 19 e 23 de junho, o professor participa do 1º Encontro Luso-Brasileiro sobre Nanociências e Nanotecnologias.

Ueira coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia, o INCT TeraNano, sediado na UFU. A unidade faz parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs), desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Representantes do MCTI e pesquisadores nacionais integram a delegação brasileira. (Foto: Divulgação)

O 1º Encontro Luso-Brasileiro sobre Nanociências e Nanotecnologias é uma parceria do MCTI com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal. Durante a missão, o docente fez a apresentação do TeraNano no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), dia 19, em Braga, e participou de reunião no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (Inesc), em Lisboa, no dia 21.

O objetivo do encontro de cientistas do Brasil e de Portugal é a apresentação de iniciativas desenvolvidas pelos dois países em temas como Micro e Nanoeletrônica e Optoeletrônica (IOT, digitalização industrial, novos materiais 2D); Meio Ambiente (água, ar, solos); Saúde (nanotecnologia em diagnóstico e terapias); Indústria Alimentar (segurança alimentar, processamento de novos alimentos) e Energia (baterias, PV), além de debater como intensificar as cooperações entre Brasil e Portugal em nanociências, nanotecnologias e tecnologias quânticas.

Palavras-chave: Ciência cooperação visita técnica Portugal MCTI nanotecnologia nanociência