Pular para o conteúdo principal
Expansão

UFU inaugura instalações no campus Patos de Minas

Prédio terá 23 laboratórios

Publicado em 19/11/2014 às 17:05 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entregou nesta terça-feira (18/11), as obras de reforma e adaptação do imóvel que irá abrigar 23 laboratórios de ensino e pesquisa do campus Patos de Minas. A unidade atenderá cerca de 500 estudantes, dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações e Biotecnologia.

A solenidade contou com a presença do reitor da UFU, Elmiro Santos Resende; do prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas Rodrigues; do prefeito universitário, Reges Eduardo Franco Teodoro; de pró-reitores e autoridades da região.

Para ser executada, a obra, que começou há seis meses, contou com o aporte da Prefeitura Municipal de Patos de Minas de aproximadamente R$ 1,5 milhão. O prédio possui seis pavimentos e uma área de 1.800 m². Foram instaladas bancadas e divisórias e disponibilizadas as redes de gás. "A partir do dia 1º de dezembro, o prédio será liberado para a mudança de mobiliário e instalação dos equipamentos", explicou o prefeito universitário da UFU.

De acordo com a presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Adequação dos Laboratórios, professora Fernanda Rezende, "efetivamente, nós estaremos com os laboratórios funcionando a partir do próximo semestre. Os equipamentos, no valor de R$ 8 milhões, já foram adquiridos. O que faremos agora é trazê-los para cá. Esta parceira com a prefeitura foi muito importante".

O prefeito Pedro Lucas Rodrigues, na ocasião, destacou a importância da UFU para o desenvolvimento regional. "O ganho é grande para alunos, sociedade e macrorregião do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, que compreende uma população de cerca de 700 mil pessoas. Com certeza, o laboratório que estamos entregando é o complemento do trabalho inicial da implantação do campus, em Patos de Minas", enfatizou.

Para a coordenadora do curso de Engenharia de Eletrônica e Telecomunicação, professora Elise Saraiva, "desde 2011, quando os cursos foram criados, havia grande expectativa para criação desses laboratórios. A parte prática é muito importante e só vem agregar o conhecimento para que possamos formar excelentes profissionais, nas respectivas áreas".

Até então, os estudantes que necessitavam de laboratórios precisavam se deslocar para outras instituições de ensino. Douglas Caixeta Nunes, estudante da primeira turma do curso de Biotecnologia, conta que esses laboratórios estão sendo esperados pelos alunos há muito tempo. "Somos da primeira turma e precisávamos desenvolver pesquisas. Sem laboratório não conseguiríamos formar", lembrou.

O reitor da UFU, Elmiro Resende, destacou em seu pronunciamento: "nós voltamos a insistir, não há curso de qualidade sem pesquisa de qualidade, sem geração de conhecimento novo e sem inovação tecnológica". E anunciou novidades: "as obras do campus Patos de Minas serão retomadas, acredito que a partir do próximo mês. Todo processo de renegociação foi feito, a liberação dos recursos está garantida no MEC. Nossa vontade é licitar o segundo prédio já no começo do próximo ano".

Veja mais imagens aqui.

Palavras-chave: campus patos de minas laboratórios expansão

A11y