Pular para o conteúdo principal
Fora de sede

Reitor assina autorização para construção de prédios

Obras para novo bloco no campus Pontal começam segunda-feira

Publicado em 15/01/2015 às 13:05 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

No dia 13 de janeiro, no campus fora de sede da UFU, em Ituiutaba, aconteceu a cerimônia de assinatura do contrato de construção do bloco 1JCP, destinado a laboratórios e salas para os docentes da instituição. Em um total de 7.755,25m² de área construída, o novo bloco é destinado a atender os cursos de Engenharia de Produção, Química, Geografia e Biologia, abrigando ainda salas para 165 docentes e um novo auditório com 90 lugares. São 19 laboratórios didáticos, 55 salas de professores, seis salas de reuniões, duas vilas digitais, áreas administrativas, cafeteria, entre outros espaços.

De acordo com Antônio Carlos dos Santos, diretor de infraestrutura, essa construção será uma estrutura complementar ao que o campus tem hoje, pois atualmente o Pontal utiliza espaços alugado em prédios em outras universidades. “A obra é fruto de um trabalho de dois anos em que, juntamente com a comunidade interna, pesquisadores, professores e técnicos de Ituiutaba, analisamos e discutimos projetos e demandas”, afirma Santos.

Os novos blocos estarão edificados no prazo de 18 meses e serão gastos, aproximadamente, R$ 20 milhões para sua realização. Segundo Regis Eduardo Teodoro, prefeito universitário, atualmente, no campus existem três blocos e mais dois alugados na cidade que servem de sala de aula e laboratório. Teodoro ressalta que a expectativa é de os blocos alugados deixem de existir e todas as aulas aconteçam no campus da UFU. “É uma conquista da universidade, principalmente da comunidade do campus Pontal. Vamos atender principalmente a demanda por salas para os docentes que atualmente não possuímos aqui. Com a construção, deixaremos de alocar dois blocos, uma economia para a universidade. Além de oferecer maior comodidade para docentes, discentes e técnicos administrativos que não irão precisar de se deslocarem para realizarem seus trabalhos”.

Em Ituiutaba, a UFU oferece 11 cursos e possui 2500 alunos matriculados. Anízio Márcio de Faria, assessor do campus Pontal, alega que os prédios alugados são um gasto de R$400 mil anuais. Faria destaca que a universidade aluga espaços para a realização de aulas na cidade desde a fundação do Pontal, em 2006. “Pela primeira vez teremos autonomia total dentro do campus. Não ficaremos dependentes de espaços fora da universidade”, enfatiza o assessor.

A expectativa, segundo levantamento feito com a participação da comunidade universitária, via site da instituição, é que depois desta obra, o próximo bloco a ser construído é para a biblioteca. “Estamos em um espaço provisório e hoje ele já não comporta mais o acervo de quase 20 mil obras. Precisamos também de salas de estudo individuais e coletivas” enfatiza Faria.

Elmiro Santos Resende, reitor da universidade, certifica que a instituição, como um todo, está em permanente processo de revisão e readequação para atender as necessidades dos estudantes. Em Ituiutaba, segundo o reitor, há a perspectivas de criação de novos cursos. “Dois projetos já estão em análise no Ministério da Educação, a implementação de graduações em Farmácia e Engenharia da Computação. Outros dois possíveis cursos, Libras e Engenharia de Mobilidade, estão em discussão na universidade. Ainda há a medicina correndo paralelamente com uma comissão especial e, tão logo o relatório esteja pronto, vamos buscar os recursos necessários para que isso aconteça”, esclarece Resende.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Palavras-chave: Construção de bloco em ituiutaba obras no campus pontal Campus Pontal universidade em ituiutaba

A11y