Pular para o conteúdo principal
DISCUSSÕES

Abertas as inscrições para IV Colóquio Nacional Michel Foucault

Encontro celebra 40 anos da obra Vigiar e punir: nascimento da prisão

Publicado em 03/03/2015 às 08:58 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições de trabalho para o IV Colóquio Nacional Michel Foucault: O Ronco Surdo Da Batalha - 40 anos de Vigiar e Punir. O encontro, realizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está marcado para o período de 2 a 4 de setembro deste ano, no Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica. Para se inscrever, acesse: www.cnmf.faced.ufu.br

Segundo os organizadores, a proposta é reunir professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação e profissionais em geral que se interessam por estudos em torno do pensamento de Michel Foucault, especialmente por problematizações decorrentes de conceitos e noções desenvolvidos no livro Vigiar e punir: nascimento da prisão.

A obra foi originalmente publicada na França, pela editora Gallimard, em 1975. No Brasil, sua primeira edição foi em 1977. Para a comissão organizadora do colóquio, “é possível que Vigiar e Punir tenha sido o livro através do qual Michel Foucault teve seu nome mais difundido e, ao mesmo tempo, talvez seja seu livro mais conhecido e mais lido, abrigando diversas formas de recepção de suas ideias, algumas até bastante equivocadas, vertendo-o para análises unívocas e aplicações aligeiradas, desconsiderando sua variedade temática e sua riqueza conceitual e teórico-prática”.

Os palestrantes convidados são Alex Branco Fraga (UFRGS), Alexandre Filordi de Carvalho (Unifesp), Alfredo Veiga-Neto (UFRGS), André Favacho (UFMG), André Yazbek (UFF), Carlos José Martins (Unesp/Rio Claro), Denise Bernuzzi de Sant´Anna (PUC-SP), Durval Muniz de Albuquerque (UFRN), José Gonçalves Gondra (UERJ), Marcos César Alvarez (USP), Maura Cosini (Unisinos), Oswaldo Giacóia (Unicamp) e Paulo Vaz (UFRJ).

Palavras-chave: Educação

A11y