Pular para o conteúdo principal
Relações Internacionais

UFU assina convênio com Ministério da Educação do Timor Leste

A universidade recebe pela primeira vez intercambistas timorenses

Publicado em 18/03/2015 às 11:53 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

A República Democrática do Timor Leste faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e mantêm ações de cooperação com o Brasil, desde 2000 depois que o país passou por um processo de independência. Um dos pilares dessa relação entre os países é o investimento em educação. Nesse contexto o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, assinou ontem (17/03) um convênio com o Ministério da Educação do Timor Leste. O evento teve a presença do Embaixador do país, Gregório José da Conceição Ferreira de Sousa; do Adido de Cooperação , Luís de Sousa Sequeira, e também da Diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, Raquel Santini.

Elmiro Resende ressaltou que o convênio faz parte de conjunto de esforços da universidade para uma internacionalização que promova tanto vinda de alunos estrangeiros, como o envio de alunos da UFU para instituições estrangeiras, favorecendo a troca de ideias e o desenvolvimento de ambos países.

No evento, também foi realizada a recepção de 18 alunos timorenses que foram selecionados para estudar na UFU. Essa é a primeira vez que a universidade recebe alunos desse país. Eles vão cursar toda a graduação nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica. Arquitetura, Direito e Química Industrial.

Pascoela Martins tem 22 anos e conseguiu a bolsa para cursar Direito e espera ganhar mais experiência, ampliar suas capacidades e conhecer mais sobre a cultura brasileira no tempo que vai ficar aqui. Contou que está interessada e conhecer sobre a capoeira. Marcelino Barbosa da Costa, que tem 20 anos e vai estudar Engenharia Civil, pretende ampliar seus conhecimentos para que, quando voltar ao Timor Leste, possa contribuir para o desenvolvimento do país.

Após Raquel Santini dar as boas vindas aos alunos e apresentar os recursos que a UFU oferece para os alunos de graduação, o Embaixador fez um discurso destacando a responsabilidade da embaixada e dos alunos de se empenhar para tirar o melhor proveito dessa oportunidade. Na sequência, os intercambistas presentearam os membros da mesa com os Tais que são tecidos tradicionais da cultura timorense.

Palavras-chave: convênio Timor Leste intercâmbio embaixada DRII Relações Internacionais

A11y