Publicado em 18/08/2015 às 14:53 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Nilton Pereira Júnior. Foto: Arquivo Pessoal.
O professor Nilton Pereira Júnior, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (Famed) da UFU, foi eleito para a nova diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) como vice-presidente, para o triênio 2015-2018. A eleição e a posse aconteceram durante a Assembleia Geral da Abrasco, no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, na cidade de Goiânia, em julho deste ano.
Saúde coletiva consiste na integração entre as práticas de saúde pública de prevenção e combate às patologias e outros cenários que trazem risco à saúde, com a identificação das variáveis, considerando os determinantes sociais, econômicos e ambientais da relação saúde-doença que possam afetar a população e reconhecendo as particularidades de cada região. Possui três grandes áreas de atuação: epidemiologia; política, planejamento e gestão em saúde; e ciências sociais em saúde.
A Abrasco foi criada em 1979 com o objetivo de apoiar e articular os centros de treinamento, ensino e pesquisa em Saúde Coletiva. Com isso, busca também fortalecer o vínculo entre as entidades associadas e ampliar o diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil. Tem importante atuação na defesa da proposta do Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova diretoria é composta pelo presidente Gastão Campos, professor titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10 vice-presidentes e mais 11 membros do conselho deliberativo. Conheça toda a equipe na página da Abrasco.
O professor Nilton Pereira Júnior é médico graduado pela UFU, sanitarista pelo Programa de Residência Médica em Medicina Preventiva e Social, mestre e doutorando pela Unicamp. Trabalha como docente da UFU, no Departamento de Saúde Coletiva, e é coordenador da Residência de Medicina de Família e Comunidade da Famed. “É a primeira vez que a UFU participa da diretoria da Abrasco; é uma honra tanto para a instituição quanto para mim. O mais importante é que a Abrasco representa todos os cursos de graduação, pós-graduação e entidades da área de saúde coletiva junto aos órgãos institucionais de gestão, fiscalização e fomento, sendo necessário o aumento da relação e do diálogo com essas instâncias”, afirma o professor.
Palavras-chave: saúde coletiva Abrasco vice-presidência Famed
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS