Publicado em 13/10/2015 às 16:57 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Estudantes fazem o Teste de Progresso. Foto: Arquivo Famed.
O curso de Medicina, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFU, participou, no dia 30 de setembro, do Teste de Progresso Interinstucional Nacional de 2015, com a participação de 87% dos estudantes do curso. A avaliação é seriada e avalia todos os anos da graduação.
O teste foi composto de 120 questões de múltipla escolha, elaboradoras por professores de mais de 80 escolas médicas vinculadas à Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e também pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação seriada dos estudantes prevista na Lei nº12.871, que institui o Programa Mais Médicos e regulamenta a formação médica no Brasil.
Segundo a professora Helena Paro, coordenadora da Comissão de Avaliação Interna (CAI) do curso de Medicina, a realização do teste possui dois grandes objetivos: a avaliação externa, que permite visualizar de maneira ampla a qualidade de ensino do curso, na perspectiva nacional, e também a avaliação individual do aluno, possibilitando avaliar o progresso. Como a prova é seriada, avaliando cada ano do curso, além de avaliar aluno a aluno, o curso consegue perceber seus pontos positivos e deficitários, planejando ações para melhorá-los.
A UFU aderiu ao teste em 2013. O Teste de Progresso não faz um ranqueamento da instituições que participam, apenas divulga a média das notas para que cada instituição compare seus resultados. Os estudantes da UFU têm conseguido se manter acima dessa média, como afirma a professora Helena.
Os resultados dos estudantes estarão disponíveis para consulta individual no site www.edudata.net.br após análise estatística inicial (em aproximadamente 30 dias).
O gabarito oficial comentado e referenciado também será distribuído após esse período de análises iniciais, que poderá ser utilizado para ampliar as discussões entre a comunidade acadêmica do curso, para aproveitar o caráter formativo do teste. Os cadernos de resposta estão disponíveis para todos os professores da Famed na coordenação do curso de Medicina.
Palavras-chave: Medicina Teste do Progresso
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS