Publicado em 10/12/2024 às 16:58 - Atualizado em 10/12/2024 às 17:19
A VI Edição da Escuela de Profesorado de la Sociedad Española de Reumatología teve, entre os palestrantes, os professores Danilo Borges Paulino, da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e María Pastor-Valero, da Universidad Miguel Hernández (UMH). A atividade reuniu cerca de 30 reumatologistas na cidade de Muxia, em Coruña, na Espanha, em 29 de novembro, e os ministrantes participaram de forma remota.
Um dos temas da oficina foi o Virtual Exchange, uma atividade de intercâmbio virtual em que estudantes do Brasil e da Espanha elegem um problema de saúde global cuja prática de medicalização pode ser combatida através da educação em saúde com a população. Participam alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina da UFU, do qual Paulino é tutor, do curso de Medicina da UMH e da pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP).
A medicalização ocorre quando são ofertadas práticas diagnósticas e terapêuticas desnecessárias, explica Paulino. Por outro lado, as ações de prevenção visam a impedir o surgimento, o desenvolvimento e/ou as complicações de alguma enfermidade. Incluem diagnóstico precoce, limitação da invalidez, reabilitação das pessoas e combate ao uso inadequado de intervenções medicamentosas. Na UFU, a medicina preventiva é abordada na área de Saúde Coletiva, em cursos de graduação como Enfermagem, Nutrição e Medicina.
O projeto Virtual Exchange divulga informações por meio de postagens informativas no Instagram, nos perfis @petmedicinaufu e @globalumh, criadas por estudantes e divulgadas a toda a população. “Com isso, eles podem comparar como os problemas são enfrentados em diferentes realidades e sistemas sanitários, desenvolvendo atividades de busca por informações confiáveis e competências de comunicação para compartilhar essas informações com a comunidade, ao passo em que aprimoram a comunicação em outros idiomas como o inglês e o espanhol”, afirma o professor da UFU.
Os médicos espanhóis que participaram da oficina são da área de Reumatologia, uma especialidade médica que abrange mais de 100 enfermidades, as quais podem estar ligadas a articulações, ligamentos, tendões, músculos e sistema imunológico. Os cuidados são direcionados a todas as faixas etárias.
Paulino avalia que a atividade fortalece os laços de parceria interinstitucional que estão sendo construídos ao longo dos últimos anos, que culminaram com o seu reconhecimento como Professor Colaborador Honorífico da UMH e com a adesão da UFU ao Colegio Doctoral Tordesillas (CDT) de Saúde Pública e História da Ciência. O CDT é uma associação de universidades que fazem parte do Grupo Tordesilhas, com o objetivo de desenvolver atividades de pós-graduação e doutorado.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Medicina saúde
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS