Publicado em 09/12/2015 às 13:06 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Foto: Milton Santos
Os discentes da UFU terão, a partir do próximo semestre, mais um benefício para que eles se mantenham na universidade: a bolsa creche. Destinada aos estudantes regularmente matriculados nos cursos presencias e que tenham filhos com menos de seis anos de idade, o auxílio é uma reivindicação dos estudantes.
O valor de cada bolsa ainda não foi definido, mas a resolução com as regras para a concessão, permanência e cancelamento do benefício, já foi publicada. Segundo Leonardo Barbosa, diretor de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Estudantis (Dires/Proex), o edital com o detalhamento deverá ser publicado no próximo semestre. “O nosso compromisso é não permitir que um discente, ou uma discente, perca o vínculo com a universidade por conta de natureza socioeconômica”, afirma.
A necessidade dos estudantes foi um dos itens revelados pela pesquisa “Perfil Nacional dos Graduandos”, além de ser uma reivindicação do movimento estudantil. Segundo o diretor, em torno de 40 discentes assistem aulas na UFU com os filhos. “É uma demanda que existe há muito tempo na Universidade. Muitas universidades já têm esse programa. A UFU estava atrasada”, observa Barbosa.
A verba para custear a ação virá do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) que, segundo Barbosa, não sofreu cortes pelo governo federal. Clique aqui e veja a resolução do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Consex).
Palavras-chave: Creche bolsa assistência estudantil
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS